Percorrer por autor "Ferreira, Marinalda dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Variedade linguística : cultura da escola e prática pedagógica(2017) Ferreira, Marinalda dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Fundamentado na sociolinguística educacional este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como a escola enfrenta a variedade linguística do seu público no ensino da língua portuguesa. Para realizar esta investigação a metodologia foi mista, qualitativa e quantitativa, através de questionários e entrevistas; os sujeitos foram professores e estudantes de uma escola da rede municipal de Garanhuns, no estado de Pernambuco. O suporte teórico elencou as categorias: Variedade Linguística, Cultura da Escola e Prática Pedagógica, destacando-se os autores Bortone Ricardo (2007), Bagno (1999,2002), Bakhtin (2009/2012), Bourdieu (1996, 2008), Burke (2010), Saussure (1989), Williams (1999,2011). A análise dos dados qualitativos voltou-se para a Análise de Discurso (AD), na linha francesa (Orlandi,2005). Os dados quantitativos foram analisados no SPSS (StatiscalPackt for the Social Science). Os resultados apontaram para uma prática pedagógica pautada em métodos tradicionais, centrada no ensino sistemático da língua de forma impositiva, desconsiderando as diferenças culturais e linguísticas dos alunos. Em relação aos professores, constatamos o conhecimento teórico, contudo, apesar do ensino de língua portuguesa implicar a pertinência da abordagem do tema variação linguística como conhecimento linguístico necessário ao aluno, esta ainda não se faz presente em sala e que a ênfase a este estudo poderia amenizar o preconceito linguístico, que corresponde ao julgamento depreciativo e desrespeitoso da fala do outro ou da própria fala, tornando-os competentes no uso das variedades de prestígio que constituem a língua portuguesa, assegurando uma efetiva educação linguística democrática. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para o redimensionamento da prática no processo ensino aprendizagem, despertando novos olhares, no tocante a língua e seus aspectos sociais.