Percorrer por autor "Ferreira, Pedro Rafael Branco dos Santos de Dias"
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Item O nível de ensino e a autoestima dos docentes de educação Física(2013) Ferreira, Pedro Rafael Branco dos Santos de Dias; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.A autoestima dos professores tem vindo a ser cada vez mais questionada ao longo dos anos, uma vez que existe uma tendência para que esta decresça tendo em conta a situação social em que vivemos. O objetivo deste estudo passa por perceber até que ponto os professores de Educação Física se sentem satisfeitos tendo em conta o nível de ensino que lecionam. Para isso, procurou-se perceber se o nível de ensino tem influência na autoestima dos professores de Educação Física, ou seja, se as diferentes dimensões deste estudo tais como, a satisfação pessoal dos professores, o sentimento de competência e capacidade, a perceção do reconhecimento pelos outros e a satisfação na relação com os alunos, são influenciadas pelo nível de ensino que estes lecionam, diferenciando entre 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. A amostra deste estudo foi constituída por 172 professores de Educação Física (N=94 do Género Feminino e N= 78 do Género Masculino) distribuídos pelos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, com 70 professores, e Ensino Secundário com 102 professores. Foi aplicado o questionário intitulado de “As Perceções dos Professores sobre a Aprendizagem na Sala de Aula” (ASA-PPP, Leitão, 2012). O alfa de Cronbach do questionário é de 0,879. Os resultados deste estudo confirmaram uma das quatro hipóteses, indicando que os professores de Educação Física dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico têm uma maior perceção do reconhecimento pelos outros, sentindo-se mais respeitados tanto pelo seu grupo disciplinar como pelos restantes e sentindo também que o seu grupo disciplinar é bem visto pelos professores de outras disciplinas. Relativamente às restantes hipóteses, o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal e a satisfação na relação com os alunos, não puderam ser confirmadas pois as diferenças não foram estatisticamente significativas.