Percorrer por autor "Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient."
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Item Análise da atuação das instituições financeiras no Instagram(2021) Lorenzetti, Jaqueline; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Internet and social networks have brought together the democratization of the media, making the sharing of information and knowledge accessible to everyone. Another important movement is social networking platforms foster business and entrepreneurship, through tools that assist companies to advertise their products and also sell. All this, many times through free tools and applications. Thesis’s “Analysis of the Performance of Financial Institutions on Instagram” aims to investigate among the actions practiced, the marketing efforts these institutions practice within the Instagram platform, either to communicate or sell their products and services to their customers and prospects. The reason why Instagram was chosen between other social network platforms is strictly related to a current growth rate that suggests higher preference among social network audiences, as presented later in the literature review and confirmed by the research survey of this thesis, where respondents report more enthusiasm and commitment onto their accounts. To carry out this study and develop a methodology for this thesis, the research was structured in five chapters properly organized, following the principles of the scientific method, in sequence: Literature review; Methodology; Empirical analysis through secondary data collected from the banks' public profiles on Instagram; Research by questionnaire and finally, a Case Study of Nubank. The profile analysis of the selected banks recorded the actions of Brazilian and Portuguese institutions, while the research inquiry aimed to test the conditional hypotheses and finally the case study of Nubank as a complementary investigation, since this bank stood out from the others for its massive performance on social networks, namely on Instagram.Item A identidade corporativa no Instagram: o caso da Holistix(2022) Leone, Marcela Vasconcelos; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Apesar de serem invenções consideravelmente recentes, as redes sociais já são parte essencial da composição da sociedade pós-moderna. Através delas as pessoas se relacionam não apenas entre si, mas também com as organizações. Sendo a identidade corporativa a forma como uma organização se relaciona com seus stakeholders, as redes sociais têm um papel essencial nesta construção: funcionam como montra social virtual. A imagem, forma mais antiga da comunicação humana, ganha destaque com uma das invenções mais relevantes quando o assunto é social media, principalmente no Instagram. É a partir da produção da imagem que as empresas se apresentam e se conectam na rede. A partir daí, torna-se razoável a necessidade de verificarmos de que modo as empresas passaram a pensar e expressar suas próprias identidades corporativas no Instagram. Este trabalho parte desta premissa para realizar um estudo de caso da Holistix, uma empresa brasileira que vende além de produtos: trabalha com uma proposta de estilo de vida mais saudável e que tem no conteúdo digital um de seus pilares. Assim sendo, este estudo é fundamental na exploração da questão: é o Instagram uma ferramenta em potencial na formação da identidade corporativa de uma organização? - e ir além, seria o âmbito digital um dos ativos mais valiosos da nova constituição da identidade corporativa? Desta forma, a análise do perfil da Holistix durante o período de janeiro de 2018 a julho de 2022 possibilitou a identificação e o estudo da relação de sua presença online (no caso, no Instagram) e a conceção de sua identidade corporativa. Palavras-chave: identidade corporativa, instagram, mídias sociais, branding, marketing digital, holistixItem O impacto das social media nas pequenas empresas e médias empresas(2022) Soares, Bruno Daniel Antunes; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.A era digital mudou como vemos, interagimos e lidamos com o mundo. Cada vez mais, serviços, produtos e relações sociais encontram-se à distância de um clique. Esta era digital vem também com um maior acesso à informação e a estreitar da relação marca-cliente. Por esta razão os consumidores são cada vez mais exigentes. O marketing digital contribuiu muito para a exigência dos consumidores e para o estreitar dessa relação. No marketing digital, as redes sociais são um dos maiores contributos para a presença das marcas no mundo digital. Em 2020, apenas o Facebook, segundo dados da plataforma Statista, contava com mais de 2 895 mil milhões de utilizadores. A plataforma Statista afirma ainda que em 2020 existiam cerca de 3,6 mil milhões de utilizadores de redes sociais e prevê que em 2025 este número seja de 4,45 mil milhões de utilizadores. O espaço digital, ao contrário do espaço físico, não permite às marcas marcarem e delinearem um território, o mesmo é de todos. Qualquer marca pode chegar a qualquer consumidor e qualquer consumidor pode chegar a qualquer marca. O processo de decisão de compra passa por um período de recolha de informação sobre o produto ou marca. Porém, este processo é cada vez mais social, no sentido em que as pessoas procuram agora compreender reviews e opiniões do seu círculo social. (Kotler et al., 2017). Atualmente, os consumidores procuram informações sobre a marca ou produto a nível digital. As redes sociais permitem a uma marca ter toda a informação sobre a mesma e permitem também aos consumidores deixarem a sua opinião sobre a marca para que outros consumidores possam ter em conta a experiência deles, positiva ou negativa. É importante compreender a representatividade das pequenas e médias empresas no mercado nacional. Só assim, nos é permitido demonstrar a importância das redes sociais para estas empresas e a importância deste espaço para as mesmas. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação a nível digital e estas podem impactar o desempenho da empresa a vários níveis. Para enriquecer esta discussão foi escolhida uma metodologia que conta com a realização de dois inquéritos e a análise de e três empresas e as suas redes sociais. Os inquéritos focam-se nos consumidores e empresas e visam compreender a opinião dos mesmos sobre as redes sociais e as suas plataformas. A análise às redes sociais das empresas conta com uma breve análise à forma como estas surgem nas mesmas, de que forma comunicam, com que regularidade, em que plataformas, com que objetivo e para quem é que comunicam. Esta metodologia visa trazer para a discussão informações importantes sobre as redes sociais, empresas e os consumidores.Item Inbound marketing & marketing automation: o impacto na angariação de leads : estudo de caso da empresa Go4Mobility(2021) Silva, Davide Miguel Vieira da; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.A transformação digital assume um fator primordial nas opções estratégicas das empresas, as quais devem tomar decisões que lhes permitam, potenciar os seus resultados através das mais valias associadas ao Digital e, à Tecnologia. Esta investigação incide sobre o conceito de Inbound Marketing, que permite às empresas atrair visitantes para os seus canais, essencialmente, para o website, converter os mesmos em leads (potenciais clientes), e, por fim, converter as leads em clientes fidelizados. Através do Inbound Marketing, novos, mas também, atuais clientes, podem tornar-se promotores da marca, aumentando assim o retorno dos mesmos para com a empresa. O Marketing Automation e a sua aplicabilidade através das funcionalidades e, da tecnologia disponível em forma de plataforma, possibilita que as empresas possam, por um lado, automatizar processos, e por outro, dotar se de um conjunto de estratégias e canais de comunicação, que lhes permitem oferecer aos seus clientes e contactos, uma boa experiência de utilização, potenciando assim os resultados comerciais das empresas e a satisfação dos seus clientes. O presente estudo tem como principal objetivo aferir o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing e, a utilização de uma plataforma de Marketing Automation, na angariação de leads para as empresas. De forma a inquirir as evidências deste impacto, é realizado um estudo de caso sobre a empresa Go4Mobility, que implementou estas duas estratégias, com o objetivo de angariar um maior número de oportunidades de negócio (leads). No decorrer do estudo, foram também especificadas as técnicas utilizadas e que culminaram na angariação de um maior número de leads.Item A influência da rede social Instagram na tomada de decisão do consumidor no turismo : case study @visitportugal em tempos de covid-19(2021) Domingues, Tiago Filipe Moreira; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.O marketing de redes sociais é fundamental para a criação de uma imagem positiva de qualquer organização, nomeadamente das DMO´s. Desta forma, é possível melhorar a imagem formada pelos turistas e influenciar a sua tomada de decisão. A rede Instagram permite às organizações estarem perto do seu público-alvo e criarem um relacionamento de proximidade com o mesmo. O social media é uma das estratégias do turismo para a gestão de riscos para a COVID-19. O presente estudo, através da aplicação de um questionário online e de um estudo de caso, pretendeu perceber a influência que a presença de uma DMO no Instagram tem na tomada de decisão de um destino a visitar. O estudo de caso centrou-se na compreensão do tipo de comunicação do @visitportugal e se a mesma é relevante para o consumidor. Os resultados indicam um grande alcance do Instagram que, através de uma comunicação eficaz, poderá influenciar fortemente a tomada de decisão do consumidor. Verificaram-se algumas debilidades na comunicação do @visitportugal, quando comparada a outros perfis de DMO’s, sendo sugeridas algumas recomendações para a melhoria da mesma. A COVID-19 teve impacto na comunicação das DMO’s. Os resultados demonstram a importância do marketing no Instagram, sendo que as organizações de turismo devem planear e desenvolver estratégias eficazes nesta rede social.Item O uso de storytelling como estratégia de comunicação no recurso stories do Instagram(2022) Assis, Paula Melo Cunha de; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.A introdução das redes sociais e a produção de conteúdo, como estratégias de marketing digital, vem revolucionando as dinâmicas da comunicação há alguns anos. Existem cada vez mais estudos que se aprofundam nessas plataformas e suas relações com as marcas e o público, principalmente após os anos de 2010. Nesta dissertação, o Instagram é o principal foco da pesquisa, mais especificamente o Instagram Stories. O objetivo é perceber como a prática do storytelling se aplica neste contexto efêmero e quais dinâmicas e ferramentas é preciso considerar na produção de uma comunicação mais efetiva, onde se busca gerar um relacionamento próximo com a audiência e transmitir uma imagem forte de marca. O propósito é gerar ações que sejam positivas para a empresa. Adicionalmente, através dos resultados obtidos nos estudos aplicados, este trabalho espera contribuir para o reconhecimento dos Stories e outros recursos efêmeros como importantes elementos dentro da estratégia de comunicação, de forma a facilitar sua inserção na elaboração de um plano. Além do estudo teórico, com uma revisão de fontes secundárias essenciais para o desenvolvimento do conhecimento adquirido para a pesquisa, dois estudos práticos foram realizados com o objetivo de recolher informações e testar as dinâmicas mais comuns e eficazes de se aplicar na plataforma. Os resultados demonstram a importância de adaptar o storytelling para este formato efêmero e da construção de narrativas pensadas para se criar identificação, tendo em conta o que mais atrai a audiência. O propósito está em entreter e criar uma conexão forte com as pessoas, de forma que seja, preferencialmente, vantajosa para a marca.