Percorrer por autor "Figueiredo, Joana Fidalgo"
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Item Oeiras Valley : uma boa estratégia de branding? análise do impacto do programa na imagem do concelho(2021) Figueiredo, Joana Fidalgo; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.Cada vez mais, os territórios, sejam eles países, regiões, cidades ou vilas, pensam e repensam formas de comunicação, procurando atrair investimento, pessoas, entre outros. Estas estratégias podem decorrer ao nível da sua própria imagem, do seu posicionamento ou das suas ações concretas, recorrendo, para isso, a diversas estratégias. E são precisamente estas estratégias que constam do seu programa de branding, neste caso, branding territorial. Oeiras é um dos concelhos mais privilegiados de Portugal, com uma boa localização, tempo ameno, paisagens agradáveis e proximidade das praias. Mas não é só disto que provém a fama de Oeiras, tendo sido já considerado um dos melhores concelhos para se viver no país. Mais recentemente, têm sido atribuídas a Oeiras outras características que têm favorecido a sua imagem, relativas às suas políticas de investimento em educação, emprego, saúde e habitação. Toda esta estratégia de branding territorial foi amplificada com o lançamento do programa Oeiras Valley, que prometeu trazer investimento ao concelho e um cada vez maior número de empresas, apostando em Ciência, Tecnologia e Inovação. Tendo como referência os Modelos do Hexágono Territorial de Simon Anholt (2000) e de Brand Equity de Keller (2016), o presente trabalho procurou perceber qual o impacto que o lançamento do programa Oeiras Valley teve na imagem que os habitantes e/ou trabalhadores têm do concelho. Através da recolha de opiniões de uma amostra representativa deste grupo de pessoas, procedeu-se à análise estatística no programa informático SPSS, sendo feito o confronto destes resultados com os modelos teóricos mencionados. Por último, foram identificadas áreas de melhoria e apresentadas sugestões e linhas de ação futuras.