Percorrer por autor "Figurelli, Gabriela Ramos"
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Item Os Cadernos de Sociomuseologia 1993-2012: da nova museologia à sociomuseologia(Lusofona University, 2016) Figurelli, Gabriela Ramos; Moutinho, Mário Caneva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem por objetivo analisar de forma global o trabalho desenvolvido entre 1993 e 2012 Pelos cadernos de Sociomuseologia (44 volumes publicados), a qual nasceu para servir a formação e a reflexão crítica que então era proposta no Curso de Pós graduação em Sociomuseologia Ao longo destes 19 anos os Cadernos tiveram sempre como centro da sua atividade a publicação de textos que de alguma forma pudessem contribuir para a reflexão e para a consolidação da Museologia enquanto Ciência Social mas tendo a Sociomuseologia como fio condutor. Esta opção resulta na verdade do contexto social e cultural no qual nasceram os primeiros programas de formação os quais tinham por objetivo acolher todos e todas as pessoas que já trabalhando em museus, tinham por referência a Ecomuseologia e/ou a nova museologia e naturalmente as preocupações relacionadas com a participação, a identidade, os processos dialógicos de atuar, os quais de uma forma ou outra se podiam relacionar com o conteúdo da Declaração da Mesa Redonda de Santiago de 1972 e da Declaração do Québec de 1984.Item Desenvolvimento do público interno : uma proposta de metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu(2013) Figurelli, Gabriela Ramos; Primo, Judite Santos, orient.Este estudo aborda questões de relevância e de pertinência ao tema da tese - elaboração de metodologia para um programa educativo voltado para o público interno do museu - e reforçam o entendimento de que o caráter educativo do museu deve ser praticado nas diferentes esferas da instituição. As reflexões propostas baseiam-se, sobretudo, nas idéias de Paulo Reglus Neves Freire (1988), da museóloga Waldisa Rússio Camargo Guarnieri (1984), da museóloga e educadora Maria Célia Teixeira Moura Santos (2008). Propõe-se a criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu que privilegie o desenvolvimento profissional e pessoal, através de ações educativas pensadas em conjunto, a partir de um diagnóstico, objetivos comuns e práticas avaliativas. Busca-se elaborar uma metodologia que sirva como um roteiro experimentado, visando facilitar a ação, minimizar os erros, auxiliar a comunicação e a compreensão sobre as ações; composta por referências, procedimentos e etapas que viabilizem seu planejamento, desenvolvimento e sua avaliação, e que contribua para a construção de um diálogo entre os funcionários. A metodologia foi aplicada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na cidade de Lisboa.Item O público esquecido serviço educativo estudo de caso sobre um programa educativo direcionado aos funcionários de museu(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Figurelli, Gabriela Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA presente dissertação de mestrado é a consolidação de um conjunto de desejos, anseios, planos e condições favoráveis, amadurecidos ao longo de três anos - em São Paulo - e concretizados em outros dois anos - em Lisboa. Em meio ao imediatismo que o mundo contemporâneo exige de seus transeuntes, este projeto acadêmico assumiu como desafio „desacelerar para criar‟. O intuito foi „degustar‟ o processo vivenciado: refletir sobre as etapas, aceitar as dificuldades e limitações, observar as mudanças, perceber as evoluções, reconhecer as conquistas e, principalmente, respeitar o tempo de amadurecimento das idéias. Desta forma, foi possível equilibrar a satisfação com as renúncias, necessárias a toda construção acadêmica.Item O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas(Lusofona University, 2013) Figurelli, Gabriela Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu.Item Os serviços educativos em museus portugueses: uma contextualização histórica(Lusofona University, 2015) Figurelli, Gabriela Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo propõe-se a compreender qual o espaço destinado ao caráter educativo nos museus portugueses ao longo dos anos. O intuito é entender como as ideias de cunho educativo se desenvolveram nos espaços museológicos portugueses e assim perceber se há abertura e receptividade para novos olhares, movimentos e entendimentos, novas ações, atuações e novas propostas que qualifiquem a relação que se estabelece entre o público, o patrimônio e o espaço museológico. Através do levantamento de informações referentes às atividades de cunho educativo desenvolvidas nas instituições museológicas portuguesas, dos registros de criações de setores, da documentação relativa à regulamentação da função, entre outras questões formais e estruturais para a área, o artigo busca compreender a trajetória histórica dos serviços educativos em museus portugueses.