Percorrer por autor "Filipe, Rafael Gomes, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O Centro Científico e Cultural de Macau e o seu Museu de Macau : perspetivas presente e futura (um estudo sobre boas práticas museológicas)(2017) Pereira, Joaquim Ng; Filipe, Rafael Gomes, orient.A presente dissertação de Mestrado visa estabelecer o diagnóstico do marketing cultural do Museu de Macau (MM), enquanto estrutura integrada no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM). O diagnóstico abrange os anos entre 2010 e 2015, que coincidem largamente com o período mais agudo da grave crise financeira e económica que Portugal conheceu naqueles anos. Importava, para tanto, em primeiro lugar, conhecer os públicos do Museu de Macau e do CCCM, bem como as motivações que os levam a deslocar-se ao museu e a participar nas suas atividades, por forma a saber em que grau o instituto vem fidelizando aqueles públicos às suas diferentes ofertas. Aceitando o convite, após uma visita ao Museu de Macau, para frequentar o Curso de Língua e Cultura Chinesa (CLCC) ali ministrado, a experiência pessoal adquirida nesse contexto levou a que nos interessássemos pelo estudo da lógica subjacente à intenção da instituição de manter, aumentar e diversificar os públicos do museu. Focado no Museu de Macau, o estudo realizado centrava ainda a sua análise na articulação que o CCCM e o seu Museu de Macau, unidade integrada na Divisão de Museologia, mantêm e desenvolvem na promoção conjunta das respetivas funções, em termos de Visão, Missão e Valores.Item Responsabilidade social das empresas: estudo empírico com base nas melhores empresas para trabalhar em Portugal(2016) Raposo, Nuno Miguel Guerra; Filipe, Rafael Gomes, orient.A investigação sobre a adesão das empresas a práticas de responsabilidade social tem vindo a aumentar nos últimos anos. Contudo, os estudos que procuram caracterizar a adesão a práticas de responsabilidade social por parte das empresas que são distinguidas como as melhores para se trabalhar ainda são escassos. Tendo em vista contribuir para a redução dessa lacuna, a presente investigação visou identificar e caracterizar as práticas de responsabilidade social desenvolvidas por um conjunto de empresas que integraram três rankings de ambientes de trabalho existentes em Portugal. Para esse efeito, foi realizado um estudo descritivo, transversal e quantitativo, baseado num inquérito por questionário, com o objetivo de aferir a importância que estas empresas atribuem às diferentes categorias ou dimensões que constituem o conceito de responsabilidade social das empresas, segundo os modelos conceptuais de Carroll (1979) e de Santos e colaboradores (2006), de acordo com as suas práticas de responsabilidade social. Os resultados sugerem que as empresas não atribuem igual importância às diversas dimensões da responsabilidade social das empresas.