Percorrer por autor "Fleith, Denise de Souza"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal : uma análise comparativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro S.; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Miranda, Lúcia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural, e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais interessados na área.