Percorrer por autor "Fonseca, Sofia Cristina Carreiras, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A perceção dos alunos do 2º/3º Ciclo e secundário sobre a aprendizagem da língua portuguesa, da matemática e da educação física(2012) Martins, Pedro Ralha; Fonseca, Sofia Cristina Carreiras, orient.O objetivo deste estudo foi verificar quais as Perceções dos alunos do 2º/3º Ciclo e Secundário sobre a aprendizagem na sala de aula nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física. A amostra do presente estudo corresponde a N=1812, sendo que N=1204 pertence aos alunos do 2º/3º Ciclo e N=608 pertence aos alunos do ensino secundário. Apenas foram contabilizados para a amostra os questionários completos e corretamente respondidos pelos alunos, de acordo com as normas definidas. O questionário aplicado foi “ A perceção dos alunos sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PA, Leitão, 2012). Conclui-se que a disciplina em que os alunos têm uma perceção mais positiva é a Educação Física, independentemente do ciclo de escolaridade. Relativamente à Interdependência entre Alunos no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existem diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, todas apresentaram diferenças significativas. Na interdependência entre Professor e Aluno, no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existem diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, todas apresentaram diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. Quanto à Negociação, no 2º/3º Ciclo, os resultados demonstraram que não existem diferenças significativas entre as disciplinas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. Na Meta-aprendizagem no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existiam diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, só entre o Português e a Educação Física é que não existem diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas entre elas só entre a Matemática e a Educação Física é que não existiam diferenças significativas.