Percorrer por autor "Francisco, Filipe Alexandre de Carvalho"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Escola para todos: atitudes e perceções dos docentes(2014) Francisco, Filipe Alexandre de Carvalho; Cavaco, Nora, orient.Este trabalho foi elaborado através do estudo das atitudes e perceções de cinquenta e um docentes do 3º ciclo do ensino básico relativamente à presença de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular. O seu principal objetivo é o de compreender essas mesmas atitudes/perceções e perceber como podem condicionar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola. Na realização deste estudo utilizamos a metodologia quantitativa. O trabalho de campo foi realizado durante o terceiro período do ano letivo 2012/2013, na escola onde os participantes se encontravam colocados. Relativamente à técnica de recolha, optámos pelo inquérito com posterior tratamento estatístico dos dados. A interpretação dos dados obtidos permite-nos afirmar que as atitudes e perceções dos professores do 3º ciclo relativamente à escola inclusiva são positivas. No entanto, também revela que, de um modo geral, a formação geral dos docentes para a didática com alunos com necessidades educativas especiais é insuficiente. A maior parte dos professores, alvo do estudo, não se considera apto para trabalhar com estes alunos. Em consequência disso, é fundamental proporcionar formação contínua aos docentes na área das necessidades educativas especiais.