Percorrer por autor "Freitas, Joseania"
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Item Breve panorama do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia - 2013 a 2016(Lusofona University, 2017) Freitas, Joseania; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da; Teixeira, Maria das Graças de Souza; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo traça um panorama das atividades e resultados dos primeiros anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2013-2016), destacando a sua produção acadêmica, articulações institucionais, participação em seminários e trabalhos defendidos e em desenvolvimento.Item Uma coleção-documento: estudo da coleção de cópias em gesso de arte centro-africana do Museu Afro-Brasileiro-UFBA- primeiras notícias de pesquisa(Lusofona University, 2017) Freitas, Joseania; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta pesquisa de pós-doutorado trata do estudo de uma coleção de 12 cópias de importantes obras que se constituem como referências da arte centro-africana, destacadas nos principais livros e catálogos especializados. As cópias pertencem ao acervo do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA), foram doadas pelo Museu Real da África Central (Tervuren-Bélgica). Para compreender a trajetória e a história desta coleção de cópias em gesso, na dimensão de coleção-documento, foi preciso trabalhar com histórias institucionais e pessoais, e conviver com espaços lacunares dos diversos arquivos.Esta trama museal remete aos antecedentes da criação dos grandes museus etnográficos, uma vez que a trajetória das cópias não se dissocia da trajetória de suas originais. As peças originais foram retiradas do antigo Congo Belga, com produções dos povos das regiões geográficas da atual República Democrática do Congo e do Nordeste de Angola. A história colonial-escravista, com suas instituições e personagens,está entrelaçada às peças em diferentes contextos, desde a retirada dos seus locais de origem, anulando suas funções e usos, à transformação em acervos etnográficos e posteriormente em acervos artísticos, servindo de suporte material para a divulgação de ideias raciais e racistas de inferioridade cultural e social dos povos africanos. Pretende-se ao final do processo de estudo produzir uma narrativa escrita com diversas vozes (livro-catálogo) e uma narrativa expográfica, que tratarão dos aspectos relativos às implicações e entrelaçamentos das histórias que envolvem a coleção original e as cópias, os diversos sujeitos e instituições, que são particularmente marcados por suas características identitárias.