Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Gemaque, Licia Santos Buhaten"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Política de Ensino Superior no curso presencial de contabilidade: do financiamento público do Ensino
    (2022) Gemaque, Licia Santos Buhaten; Galego, Carla Cristina Marques, orient.
    No Brasil, o acesso ao ensino superior e a permanência até à diplomação é um desafio. Os maiores entraves encontram-se na expansão do número de ofertas de vagas e matrículas efetivadas de forma democrática, na procura da excelência da formação e na adequação de investimentos financeiros para englobar a necessidade do País. Perante esses desafios, o objetivo deste estudo é verificar se o processo de evasão da Instituição Federal de Ensino Superior pode contribuir para realocar alunos nas IES privadas com auxílio de financiamento público, com foco no FIES e Prouni, nos cursos de graduação em Contabilidade de São Luís do Maranhão. Teoricamente, analisaram-se as políticas públicas, especificamente o Prouni e o FIES, voltadas para a educação superior da rede privada de ensino, e desenvolveu-se uma análise sobre a evasão e retenção dos alunos de contabilidade na rede pública de ensino. No campo metodológico, optou-se por uma abordagem de natureza quantitativa, pela estatística de coorte retrospetivo, e uma abordagem de natureza qualitativa de nível descritivo e explicativo, a partir da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que as políticas públicas de inserção de grupos minoritários nas IES, para além da inserção de alunos que se encontram à margem da sociedade, vieram ajudar financeiramente as IES privadas, uma vez que há vagas no ensino superior federal que poderiam ser ocupadas por esses alunos.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos