Percorrer por autor "Godoy, Henrique"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Looking into Kiluanji Kia Henda and Bruno Moraes Cabral 'Terra (In)Submissa' : poetical narratives as political means(Lusofona University, 2024-06-11) Godoy, Henrique; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationNeste artigo abordamos algumas questões que permeiam a não tão clara relação entre arte contemporânea e Sociomuseologia. A cultura de massas e as instituições comercialmente orientadas podem ter criado um imenso vale entre estas duas disciplinas que se tornou difícil de ultrapassar numa perspectiva social – abafando memórias conflitantes e afastando narrativas locais dos debates centrais. A identificação de premissas partilhadas entre os museus socialmente engajados e os artistas politicamente posicionados é uma tentativa de situá-los no âmbito Sociomuseológico. Ao analisarmos o curta-metragem Terra(In)Submissa, de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral, fundamentamos nosso argumento em como a abordagem poética e política de tensões e traumas sociais – como o passado colonial – são manifestações artísticas que podem ser alvo de futuras investigações. Palavras -Chave: Filme; Arte; Colonialismo; MuseologiaItem Representações permeáveis: Sentimento e embate ideológico(Lusofona University, 2020-08-31) Godoy, Henrique; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSob argumentos objetivistas de comunicação, os discursos do poder reproduzem sua ideologia pelas diversas camadas e estruturas sociais, que consciente ou inconscientemente, o incorporam. Por trás deste manto de imparcialidade vive a normalização da violência e sua consequente permanência no cotidiano. Estabelecer as subjetividades da emoção e do sentimento como parte de um processo de conscientização política, permite posicionarmos a Sociomuseologia/Museologia Social lado a lado com as práticas comunitárias, incluindo a fotografia. Discute-se aqui, sob estes conceitos, a importância desta abertura da esfera pública na reparação de memórias dolorosas, que abrem caminho na inversão das narrativas históricas.