Percorrer por autor "Gouveia, Dalmo Dantas"
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Item A educação básica em Inhambupe - BA: um estudo avaliativo sobre as políticas públicas no município (2001 – 2005)(2011) Gouveia, Dalmo Dantas; Teodoro, António, orient.Historicamente a educação brasileira esteve em segundo plano, por isso gerou um sistema deficiente e insatisfatório para a formação de um sujeito livre, consciente de ser cidadão com deveres e direitos dentro da sociedade. No contexto nacional se insere a problemática educacional do município de Inhambupe/BA que apresentou, em 2005, o segundo pior índice quanto ao nível de formação de seus discentes. Na tentativa de identificar as razões pelas quais no período de 2001 a 2005, o sistema educacional de Inhambupe aplicou políticas educacionais que não detiveram os resultados esperados, como é o caso da aceleração e dos ciclos, o objetivo específico deste trabalho é caracterizar o sistema educacional de Inhambupe para compreender os dados constatados pelo IDEB, identificando os recursos aplicados, pois a manutenção do projeto pedagógico requer investimentos elevados, quer no material ou na formação do humano. Os alunos que frequentaram as unidades escolares foram oriundos da área urbana e da zona rural. A maioria das escolas do Ensino Fundamental é administrada pela prefeitura, entre as quais se destacou a Escola Ponte Real, instituição onde foi realizada a pesquisa empírica, e para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa e no decorrer da pesquisa de campo foi permitido o acesso àqueles que vivenciaram a formação do problema. Analisou-se o aspecto histórico, por entender ser essencial saber o contexto em que as políticas educacionais foram adotadas pela gestão municipal. A formação destas contou com a participação de múltiplas concepções de mundo e, muitas vezes, visam os interesses de uma pequena parte da sociedade que ficaram subentendidos na elaboração da escrita das políticas, as quais não contaram com profissionais detentores do conhecimento necessário para realização da prática. Os professores tinham dificuldades em lidarem com a aprendizagem de seus alunos, mesmo porque aqueles não tinham preocupação com sua própria formação, assim, o parecer do como a aprendizagem acontece era limitado. Quanto aos diretores e coordenadores não tinham o conhecimento exigido por lei para assumirem a função. Durante o estudo realizado foi possível perceber que os critérios adotados pelas políticas educacionais representaram implicações diretas para o insucesso educacional constatado entre os discentes de Inhambupe, visto não serem seus objetivos perseguidos, bem como a maioria dos professores utilizou-se de métodos tradicionais que deixaram os educandos em segundo plano, estes se interessavam cada vez menos pela escola e o conhecimento adquirido não foi suficiente para tomar posicionamento na sociedade contemporâneaItem A expansão do ensino superior no Brasil através da EAD : um estudo dos diplomados no município de Aporá - BA(2021) Gouveia, Dalmo Dantas; Benavente, Ana, orient.A Instituição Escolar, como revelam investigações de autores, reproduz as desigualdades sociais e foi construída a partir de um modelo escolar de cultura letrada que leva a resultados que justificam novas desigualdades, ou seja, a uma inclusão excludente. Ao longo do tempo, principalmente com a transformação econômica, as escolas tiveram de se abrir para todos. Não havendo alternativa, o acesso à escola foi estimulado pelas políticas públicas, mesmo porque, na contemporaneidade, a própria lei reconhece a democratização do ensino como parte da justiça social. No entanto, o indivíduo ao concluir a formação, na maioria das vezes, não consegue corresponder ao conhecimento para o nível adquirido, assim tipificando a inclusão excludente. A partir dos anos 90, o ensino superior sofre uma forte expansão, tendo na modalidade a distância um dos principais veículos utilizados pelo governo no alongamento das matrículas no ensino superior. Neste sentido, visou-se, nesta tese, analisar a expansão dos cursos superiores, no Brasil, através da EaD, investigando seus efeitos junto aos diplomados de Aporá - BA. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa de campo e utilização da entrevista enquanto instrumento para coleta de dados, estes utilizados no confronto do teórico com o empírico. A pesquisa revelou que os diplomados na EaD do polo de Aporá - BA adquiriram conhecimentos frágeis e não os deixaram aptos para o exercício profissional, ou seja, fazem parte do grupo da inclusão excludente