Percorrer por autor "Gramacho, Clarice Oliveira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Instituição de ensino superior : alternativas pedagógicas(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Gramacho, Clarice Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoApresenta-se uma retrospectiva da história das universidades brasileiras, e síntese das tendências pedagógicas na prática docente, no Brasil. Parte das mais tradicionais e neoliberais, às mais dialógicas e libertadoras, como a Tendência Pedagógica Crítico Social dos Conteúdos, também buscando construir uma visão mais ampla das universidades e dos autores, que caminham para compreender a dinâmica do ensino superior em sua época. Reafirma que a contínua transformação filosófica, política e pedagógica podem interferir nas relações educativas, quando busca entender o papel social das Instituições de Ensino Superior, desde sua origem até a nossa época. Reflete sobre a importância da prática pedagógica, utilizar métodos que considerem a realidade dos educandos e tome os seus problemas e necessidades como ponto de partida. Métodos centrados nas discussões de temas sociais e políticos, sendo a Crítico-social dos conteúdos a única que proporciona confrontar conhecimentos sistematizados com as experiências sócio-culturais e a vida concreta. Nas atuais práticas de ensino, as Tendências (Liberal e Progressista) embora antagônicas se mesclam na prática educativa. Isto se dá porque o sistema educacional foi fundado pela pedagogia liberal tradicional, tendência vigente na época em que o sistema de ensino começava a se organizar, e representava os interesse da classe dominante.