Percorrer por autor "Guilherme, Manuela, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O discurso dos professores frente às relações etnico-raciais no âmbito educacional.(2015) Feliciano, Sílvio César Ferreira; Guilherme, Manuela, orient.Este trabalho constitui-se numa análise acerca das relações raciais no âmbito escolar, em específico no ensino fundamental II. A análise fora desenvolvida mediante aos conceitos de racismo, preconceito e discriminação. Relacionado a esses conceitos, utilizamos como trajetória metodológica a Análise do discurso (Mainguemeau 1997; Orlandi 2001), abrangendo dois segmentos. O primeiro consiste na análise de documentos orais, isto é, dos discursos proferidos pelos docentes deste nível de ensino. A segunda etapa consiste nas observações realizadas nas escolas com a finalidade de perceber a materialização das relações raciais no cotidiano escolar. Os resultados das entrevistas nos levaram a perceber duas realidades: a primeira equivale a falta de fundamentos, teóricos e metodológicos, que refletem em suas práticas pedagógicas; a outra, por sua vez, refere-se a precariedade da aplicação da lei 10.639/03. Contudo, para que tais realidades sejam modificadas, se faz necessário que os docentes desconstruam certos paradigmas, estabelecendo uma consciência crítica baseada no respeito as diferentes vertentes culturais, reconhecendo a diversidade étnica como elemento relevante na formação do povo brasileiro.Item A expressão identitária através do processo rizomático nas artes visuais(2013) Carteiro, Lígia Diogo; Guilherme, Manuela, orient.Este trabalho de investigação propõe uma nova abordagem relativa ao processo de ensino das artes visuais de forma a facilitar a expressão essencial individual a partir da inter-relação social. Num período actual de intensivas acções culturais recíprocas e aparentemente sem fronteiras, torna-se necessária a justa legitimidade de nos fazermos existir num discurso próprio que se permita dizer. Esta proposta explora este fenómeno a partir do conceito de rizoma e seus princípios, analisando em tempo real as construções visuais sequenciais de três casos estudo. Na reflexão que se pratica com o outro, a diferença actua como estímulo, permitindo alcançar um novo conhecimento de si auto-reflexivo. Na análise dos dados obtidos, evidenciaram-se discursos artísticos particulares e diferenciadores de cada um, de forma a entender a importância da mediação dialógica que proporcionou o reencontro identitário. Permitiu compreender a constituição do indivíduo em grupo num meio sustentável e a sua libertação de um sistema normativo simbólico aglutinador de saberes. A identidade é a procura que se pretende respeitada e possível de ser revelada na possibilidade estimulada pelo processo. A compreensão da acção permitiu a visualização de toda uma estrutura não hierárquica, gerada em rede e assente na oportunidade que se revelou pela liberdade expressiva.Item O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário(2013) Lopes, Carla Sofia dos Santos; Guilherme, Manuela, orient.A temática apresentada é resultante da prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais e tem como finalidade aprofundar questões que envolvem a autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A importância do paradigma reflexivo está cada vez mais presente nas práticas educativas dos nossos tempos, remetendo para um novo conceito de ensino e de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com um ensino cada vez mais centrado no aluno. Seguindo a intemporalidade do pensamento freireano são desenvolvidas práticas de avaliação tendo por base a integração do portefólio como instrumento de aprendizagem progressiva para a prática reflexiva dos alunos na disciplina de Desenho A. Este projeto de investigação participativa pretende analisar informações qualitativas e quantitativas de forma a reconhecer o contributo e o benefício da dimensão reflexiva ao longo do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno.