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Percorrer por autor "JORGE, ANA MARGARIDA FERREIRA RATO"

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    A celebridade Cristiano Ronaldo na plataforma digital Instagram
    (2024) Ferreira, Inês Isabel Coelho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; JORGE, ANA MARGARIDA FERREIRA RATO
    O presente trabalho procura explorar os temas das Plataformas de Redes Sociais, marketing digital e o marketing de influência, e Celebridade. Para tal, aborda-se o caso do futebolista Cristiano Ronaldo, dado ser uma celebridade a nível mundial e com destaque no Instagram pelo número elevado de seguidores. O principal foco desta dissertação é compreender as razões da popularidade sustentada do jogador de futebol nesta rede social plataforma, e o seu papel na fase de final de carreira. A metodologia utilizada foi quantitativa, incluindo análise de conteúdo sobre a representação de Cristiano Ronaldo e um questionário ao público português. A análise de conteúdo referiu-se a conteúdos publicados do Instagram por Cristiano Ronaldo, por marcas, pessoas ligadas ao próprio, no período entre outubro e dezembro de 2022 - período de Campeonato Mundial de Futebol e de mudança de clube pelo jogador. Esta análise tenta captar de que forma é estabelecida a relação entre versão dos media e celebridade, e identificar pessoas e marcas associadas à celebridade, presença de celebrity endorsement ou celebrity ventures, vida privada e familiar, vida profissional, solidariedade. O questionário procurou analisar a opinião do público acerca da celebridade e perceber as razões de Cristiano Ronaldo ser a pessoa com mais seguidores nesta plataforma digital. Procurou também entender quais os motivos e o interesse do público em seguir o jogador no Instagram e qual a forma mais utilizada pelas pessoas para reagirem aos seus conteúdos. O questionário foi realizado online entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Observou-se que o número de interações de likes e comentários nas publicações do jogador subiram a partir de dezembro de 2022, data em que o jogador integrou o clube árabe, e que a interação por "like" é a forma mais utilizada pelo público para interagir com Cristiano Ronaldo. Palavras-chave: Comunicação, Celebridade, Instagram, Plataformas, Digital
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    Peregrinação, desconexão e turismo no caminho de Santiago de Compostela
    (2025) Santos, Edna Gonçalves dos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; JORGE, ANA MARGARIDA FERREIRA RATO
    A peregrinação é uma prática amplamente conhecida, e realizada desde tempos imemoriais, como uma forma de manifestação religiosa e, mais recentemente, de busca por experiências de fundo espiritual, o que atrai indivíduos com diferentes objetivos e faz com que seja um fenómeno que extravasa o sentido religioso, adquirindo contornos pós-seculares. Em uma sociedade hiperconectada em que é difícil encontrar espaços onde a desconexão seja privilegiada no lugar da conexão, a peregrinação apresenta-se como uma alternativa às modalidades de turismo convencionais. Este estudo teve enfoque na peregrinação a Santiago de Compostela, com uma abordagem etnográfica, com o objetivo de compreender com os peregrinos se relacionam com os media digitais e como a desconexão é percebida pelos peregrinos que decidem percorrer o Caminho, e em como usam os media digitais para realizar a peregrinação. Através da observação online de publicações no Instagram, entrevistas com anfitriões de albergues destinados a peregrinos, observação participante e entrevistas informais com peregrinos enquanto estes realizavam a peregrinação, buscamos compreender como os media digitais estão presentes nesta prática. Os métodos utilizados possibilitaram a obtenção de um panorama amplo a respeito da relação dos peregrinos e anfitriões com os media digitais, e como os dilemas relacionados à conectividade são percebidos pelos participantes. Foi possível observar como a desconexão está presente, direta ou indiretamente, nas motivações para a peregrinação, como uma forma de fuga da rotina, contato com a natureza ou outras razões para um turismo offline. A observação nos alojamentos para peregrinos e as entrevistas com os anfitriões nos ofereceram pistas de como os espaços de acolhimentos estão preparados para receber os peregrinos, como o convívio entre os peregrinos pode ser facilitado e/ou incentivado, e como isso pode impactar a experiência da peregrinação.
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