Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Junior, Luiz de Sousa"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Junior, Luiz de Sousa; Verhine, Robert Evan; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos