Percorrer por autor "Korn, Chessery Sunanda"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Communication strategy proposal for a luxury brand to avoid woke-washing accusation(2025) Korn, Chessery Sunanda; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; ALEXANDRE, ILO AGUIAR REGINALDOEnquanto o ativismo da marca e a sustentabilidade em grandes marcas de moda de luxo são bem analisados e frequentemente objeto de ceticismo, esta pesquisa examina se o mesmo se aplica a marcas emergentes que constroem a sua identidade em torno destes valores desde o início, fazendo com que enfrentem menos riscos de inautenticidade percecionada ou mesmo de woke-washing. A dissertação consiste num estudo de caso de uma pequena marca de luxo, analisando como a comunicação de ativismo nas redes sociais impacta o engagement, a perceção de autenticidade e o comportamento do consumidor. A análise das redes sociais e de um inquérito online revelou que declarações sociopolíticas e ambientais aumentam o engagement. Porém, a ausência de ações concretas e a comunicação inconsistente sobre CSR podem resultar em perceções de inautenticidade, menor disposição para pagar e menor probabilidade de partilha. O estudo oferece recomendações práticas para pequenas marcas de luxo: usar storytelling estratégico, desenvolver campanhas e destacar processos de produção para melhorar a transparência e a credibilidade. Realça ainda a importância de uma comunicação consistente sobre CSR e de ações concretas após declarações, sobretudo em períodos de grande visibilidade, como desfiles de moda, reforçando a autenticidade e evitando acusações de woke-washing.