Percorrer por autor "Leite, Madalena"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior : uma análise a partir das identidades dos formadores(University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Marta, Margarida; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Leite, Madalena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA relação estabelecida entre os lugares da formação e os lugares da ação profissional é um dos analisadores centrais da formação de profissionais no ensino superior. Com base numa conceção da identidade e da sua construção como constructo ecológico, este artigo focaliza essa relação com o objetivo de identificar o que une e o que distingue os formadores do campo da formação e do campo da ação profissional, e como cada campo profissional influi nessas relações.O estudo foi realizado com formadores de um curso de enfermagem e de um curso de formação de professores e os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial e posterior entrevista. Os resultados indicam que todos os formadores se assemelham quanto à importância dada ao perfil do profissional para se pensarem como formadores e a características pessoais e profissionais que valorizam nos formadores. Os formadores do campo da formação e do campo da prática diferenciam-se em aspetos relacionados com o espaço da ocupação principal. Os formadores de cada um dos campos profissionais estudados divergem em aspetos associados à área de saber a que se reportam.