Percorrer por autor "Lima, Maria de Lourdes Barbosa de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática(2015) Lima, Maria de Lourdes Barbosa de; Duarte, Rosa Serradas, orient.A presente pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professores de língua portuguesa acerca da Formação Continuada oferecida pelo Município do Ipojuca, e a relação desta formação com a prática pedagógica cotidiana. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa orientada pela análise de discurso. O aporte teórico foi elencado por três categorias: formação continuada, práticas pedagógicas e saberes docentes. Esta investigação foi conduzida com 07 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos anos finais. Constatamos que as concepções dos professores sobre a formação continuada representam para o processo de aprendizagem um forte instrumento de aprimoramento constante, possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica numa perspectiva inovadora onde os saberes são reconstruídos proporcionando grandes momentos de reflexão e atualização significativa para mudança de paradigmas. Em contrapartida foi também constatado que por vezes o método aplicado na formação continuada, a forma que esta foi conduzida precisa ser reavaliada. Existe ainda uma preocupação dos profissionais entrevistados sobre a relação entre a teoria e prática pedagógica, sendo sugerido por eles uma reflexão mais direcionada que atenda a necessidade cotidiana em sala de aula. É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem eficaz consiste num fundamento teórico bem definido alinhado a uma prática que vise melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos. Isso de acordo com o resultado da pesquisa continua sendo um grande desafio para os docentes. Logo, o presente estudo sinaliza possibilidades e indicações pertinentes para futuras pesquisas.