Percorrer por autor "Lopes, Ana Margarida Barosa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A mediação do conhecimento do património da Marinha Grande e o reforço identitário através das Artes Visuais : Investigação-ação numa turma de 12º ano(2022) Lopes, Ana Margarida Barosa; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A presente dissertação propôs-se analisar o ensino das Artes Visuais, em relação ao conhecimento e preservação do património local da cidade da Marinha Grande e como este pode influenciar a construção da identidade individual. Na componente teórica foi abordada a relação da educação patrimonial, da construção da identidade e as artes visuais, procurando perceber como pode o património proporcionar conhecimentos e competências no âmbito do ensino das Artes Visuais. Tendo como base uma revisão de literatura sobre a importância do ensino das artes, foram trabalhados princípios como o património, a identidade, o trabalho cooperativo, a autonomia e interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a de investigação-ação, ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática de caráter interdisciplinar, com três propostas de trabalho, numa turma do 12º ano, durante a Prática de Ensino Supervisionada. A observação direta e ativa do projeto nas suas atividades em sala de aula, o diálogo constante com os alunos, a análise dos portfólios e os questionários realizados na turma, permitiram obter indicadores acerca das questões levantadas. O projeto permitiu o desenvolvimento de relações interpessoais, aumentou a motivação e permitiu a partilha de dúvidas e de dificuldades, mas também a apresentação de propostas e soluções no desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Através da educação patrimonial nas práticas artísticas, esta investigação demonstra que é possível que os alunos desenvolvam o seu conhecimento identitário, conhecendo e preservando o património local (material e imaterial) desenvolvendo em consonância um pensamento crítico, criativo e reflexivo.