Percorrer por autor "Lopes, Andreia Caetano"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O diário gráfico como estratégia de aprendizagem em busca da autonomia : um estudo de caso com alunos do 7º e 8º ano(2016) Lopes, Andreia Caetano; Marques, Inês Maria Andrade, orient.O presente estudo explora o diário gráfico como ferramenta pedagógica no ensino das artes visuais, no âmbito da disciplina de Educação Visual, levando em conta o pensamento de vários autores que se dedicaram a temas da educação artística, à importância das artes, ao desenvolvimento do adolescente, ao desenho e ao objeto desta investigação: o diário gráfico. O estudo empírico desta dissertação visa aclarar as potencialidades do diário gráfico em contexto de sala de aula e fora desta. Tem por objetivos testar o diário gráfico enquanto meio para aumentar a autonomia dos alunos na escolha dos temas e na gestão da assiduidade dos registos gráficos, bem como meio para desenvolver qualidades técnicas e expressivas dos seus desenhos. A presente pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 7º e 8ºAno na disciplina de Educação Visual, com base na unidade didática – Diário Gráfico. Esta unidade teve como objetivo explorar vários métodos e técnicas, com o intuito de promover o progresso dos trabalhos dos alunos. A análise dos dados revela que as práticas pedagógicas em causa contribuem para um melhoramento do desempenho dos alunos ao nível das suas competências, no que diz respeito á autorregulação dos seus trabalhos. Pretende-se que a abordagem do diário gráfico num ponto de vista pedagógicodidático, constitua um contributo para o enriquecimento da disciplina de Educação Visual, bem como para a melhoria das práticas e métodos dos professores que a lecionem.