Percorrer por autor "Lopes, Carla da Conceição Gonçalves"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Supervisão e avaliação de desempenho docente: perceções dos professores sobre observação de aulas(2013) Lopes, Carla da Conceição Gonçalves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo pretende analisar de que forma a Observação de Aulas, na Avaliação de Desempenho Docente (ADD), pode contribuir para o aperfeiçoamento e valorização profissional dos professores. Terminado o biénio 2009/2010 e 2010/2011, em que o desempenho docente foi avaliado de acordo com novos normativos legais, concretamente DR 2/2008, DL 75/2010 e DR 2/2010, interessava fazer uma análise dos resultados obtidos, ao nível da valorização pessoal e profissional dos professores de carreira e contratados, tendo em conta uma particularidade deste modelo, a Observação de Aulas. Assim, a revisão da literatura abarcou a evolução do conceito de Supervisão, os vários cenários e modelos que comporta, o papel do supervisor no processo de ADD e as finalidades e características da Observação de Aulas, perspetivando o aperfeiçoamento e a valorização profissional docente. Como referência, selecionaram-se autores como Alarcão (2009; 2002), Nolan e Hoover (2004), Pawlas e Oliva (2007), Trindade (2007), Vieira (2007; 1993) e Vieira e Moreira (2011), entre outros, para além dos normativos legais em vigor. Utilizando uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, efetuou-se a análise das Reflexões Finais dos Supervisores e dos resultados do inquérito por questionário, aplicado aos professores, incluindo relatores, de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto. Os resultados do caso em estudo apontam para a importância conferida à Observação de Aulas, por professores observados e observadores. Este requisito foi entendido, pelas duas partes, como potenciador de reflexão e partilha de trabalho, embora nem sempre se tenha traduzido numa efetiva mudança de práticas, pela exiguidade de aulas observadas. Em conclusão, o estudo comprova que a Observação de Aulas possibilita o exercício reflexivo e contribui para o crescimento e desenvolvimento profissional dos docentes, implicados no processo de avaliação, e que a formação do supervisor potencia a análise crítica e a pertinência do trabalho, que os mesmos desenvolvem, enquanto relatores.