Percorrer por autor "Lopes, Maria"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As lideranças e a diferenciação curricular inclusiva: que caminhos para a escola do século XXI?(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Lopes, Maria; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este artigo pretende-se analisar num primeiro momento, o conceito de diferenciação curricular no plano conceptual e dentro de um quadro de análise que permita aprofundar e clarificar o seu sentido no contexto da escola para todos e no enquadramento da massificação da escolarização, fazendo referência à globalização a qual traz novos aspectos para o debate em torno da finalidade da escola. Analisa-se num segundo momento, o papel da liderança democrática e participativa no desempenho do binómio curricular (currículo nacional e projectos curriculares) na medida em que a articulação entre níveis centrais e de escola para o desenvolvimento da diferenciação curricular inclusiva se constitui como meta indispensável para algo assim. Considera-se nesta perspectiva a liderança propulsora da diferenciação curricular inclusiva na dimensão da praxis curricular das escolas e dos professores. Por último relaciona-se esta problemática com a perspectiva da teoria crítica no quadro de escolas entendidas como boas escolas.