Percorrer por autor "Louro, Carla Maria Vaz"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Problemas de cognição : aprendizagem e inclusão com recurso às TIC(2010) Louro, Carla Maria Vaz; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Com este estudo pretendemos fazer uma breve revisão bibliográfica sobre a inclusão, as perspectivas de Piaget e Vygotski sobre Cognição e Aprendizagem, a Promoção Cognitiva e Aprendizagem, a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e, através de uma avaliação, aplicar instrumentos de recolha de dados numa turma de 8ºano com duas alunas com necessidades educativas especiais, de forma a fazer a caracterização da situação em que se pretende intervir e dos contextos em que a mesma se insere. Tendo em conta que os professores e alunos do grupo identificaram a atenção, memória, raciocínio e interacção social como áreas fracas, procurou-se construir e implementar um programa de promoção cognitiva com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Este programa baseou-se, sobretudo, no programa de promoção cognitiva de Leandro de Almeida e contou com contributos do Programa de Enriquecimento Instrumental de Relvem Feuerstein. O programa foi implementado ao longo de quatro meses com sessões semanais de noventa minutos em contexto de sala de aula na disciplina de Estudo Acompanhado. Na avaliação final da implementação do programa verificou-se que este interferiu positivamente no desempenho dos jovens nas tarefas académicas, cognitivas e sócio-emocionais. Palavras-chave Inclusão, promoção cognitiva, tecnologias de informação e comunicação.