Percorrer por autor "Luciano, Deolinda Manuel"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desenvolvimento da competência e do gosto pela leitura em língua portuguesa de alunos angolanos com diferentes línguas nacionais(2013) Luciano, Deolinda Manuel; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem como finalidade averiguar de que forma é possível motivar e desenvolver a competência e o gosto pela leitura, na disciplina de Língua Portuguesa, de alunos angolanos do Ensino Básico. Pretende também investigar as perceções de alunos e professores, sobre o aperfeiçoamento da leitura, ao longo do processo de aprendizagem. A escolha do tema prende-se com o facto de, em Angola, a maior parte dos alunos não ter o Português como língua materna, apesar de o ensino ser ministrado em Português. Ou seja, grande parte dos alunos tem o Português como segunda língua, falando línguas nacionais ou variantes. Esta situação origina que os alunos enfrentem dificuldades acrescidas na aprendizagem, não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, mas também em todas as restantes disciplinas. A pesquisa, de natureza qualitativa-quantitativa, foi realizada numa Escola Básica e Secundária, no Município de Belas, na cidade de Luanda, em Angola. A aplicação de dois inquéritos por questionário, um deles a nove professores de Português e o outro a oitenta alunos da 6ª classe do Ensino Básico, permitiu a recolha e análise de dados. Os resultados comprovam que grande parte dos alunos lê apenas livros escolares e que a leitura não é uma prática regular. Contudo, os alunos reconhecem a importância da leitura para a aprendizagem. Em concordância, os professores interligam as competências de leitura e escrita, confirmando as dificuldades dos alunos. Em acréscimo, os docentes valorizam a diversificação de estratégias, como forma de motivar os alunos para a leitura e criar leitores competentes.