Percorrer por autor "MAKSYMCMUK, ANASTASIYA"
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Item Reenacting trauma : working with documentary characters through fiction film(2024) MAKSYMCMUK, ANASTASIYA; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoO meu interesse em filmes híbridos baseados na prática do reenactment surge da minha paixão, enquanto cineasta, por novas formas artísticas e linguagens cinematográficas. Adoro assistir, pesquisar e trabalhar tanto em filmes de ficção quanto em documentários, e sinto que o meu próprio estilo de realização pode ser descrito como uma combinação desses dois géneros. Durante cinco anos, estudei realização de filmes documentários e de ficção no programa de licenciatura em Kyiv, Ucrânia. Durante os meus anos de estudo, realizei várias curtasmetragens. Após a graduação, realizei tanto ficção quanto documentário. Sou titular de um A minha tese para o programa de Mestrado foi uma pesquisa sobre a fusão de elementos ficcionais e documentais nas obras de Werner Herzog. Tentei implementar os meus conhecimentos num projeto prático: para a curta-metragem da tese, servi-me de entrevistas de ex-prisioneiros políticos ucranianos, que passaram pelo cativeiro russo. No filme, recriámos essas entrevistas através de reenactment numa cena ficcional representada por um ator. Foi aí que descobri o poder artístico e o potencial que o reenactment tem para o meio cinematográfico, e é aí está a raiz da ideia para esta tese de doutoramento. Hoje, enquanto a arena política na Ucrânia e no mundo se torna cada vez mais caótica, enquanto mortes e destruições se tornam uma norma nos meios de comunicação e nas nossas mentes, enquanto a nossa vida diária está tão intimamente entrelaçada com eventos traumáticos, a nossa única maneira de seguir em frente é manter a esperança e fazer o que é urgente e parece certo. Por isso, a minha sincera esperança é que talvez esta pesquisa possa trazer um vislumbre de esperança no potencial do cinema para ser um instrumento de memorialização, para representar e também trabalhar o trauma que estamos a enfrentar a nível individual e coletivo como sociedade. Acredito que o reenactment é uma abordagem vital a ser usada no cinema para explorar questões de trauma social e político, e memórias individuais e coletivas. Defendo que o reenactment de cariz artístico necessita de mais pesquisa, e esta pesquisa só pode ser abrangente quando um método teórico de estudos documentais é combinado com uma pesquisa artística baseada na prática, que é o meu objetivo neste trabalho. Por isso, um dos principais resultados do meu trabalho é a criação de uma curta-metragem centrada no reenactment. Pretendi trabalhar nele como autora, participante e observadora, e usar a experiência e o resultado como uma contribuição tanto para a ciência quanto para a prática artística.