Percorrer por autor "Macedo, Ana Cristina Linard"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os observadores de bullying numa Escola do Nordeste do Brasil: comportamentos, emoções e percepções de efeitos da exposição ao bullying(2014) Macedo, Ana Cristina Linard; Carita, Ana, orient.Na literatura sobre bullying, é frequente o relato de investigações sobre atores diretamente envolvidos, agressores e vítimas. A investigação sobre observadores apresenta menor desenvolvimento, embora se lhes atribua papel potencialmente importante nas agressões. Foi objetivo desta investigação, compreender o seu perfil, a dinâmica comportamental – efetiva e perspectivada e emocional, além da percepção sobre efeitos da exposição ao fenômeno. Adotou-se no estudo uma abordagem descritiva e associativa; tendo os dados sido recolhidos através de questionário e sujeitos a tratamentos da estatística descritiva. Participaram no estudo 240 estudantes, rapazes e meninas, das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries do ensino fundamental de uma escola do Nordeste do Brasil, os quais, na sua maioria, além de observadores, também já experienciaram os papéis de agressor e, ou vítima em situações de bullying. Dos resultados salienta-se que observadores, segundo o seu testemunho, adotaram nas situações reportadas principalmente comportamentos de observação passiva e ajuda à vítima. Em relação aos sentimentos e emoções sentidas pelos observadores no momento da expectação de ações violentas, predominou a raiva e o medo, sendo de sublinhar a relação significativa verificada entre esta variável e o tipo de comportamento adotado pelos observadores, conforme hipótese avançada. Parecem ser conclusões importantes a derivar da investigação, a necessidade de aprofundamento da compreensão da relação entre a dinâmica emocional dos observadores e o seu comportamento, e do ponto de vista da intervenção, a ajuda aos observadores para que saibam reconhecer e lidar com as suas emoções.Item Testemunhas de Bullying em Contexto Escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina Linard; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoPotenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da pesquisa, que tomou como objeto principal o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar. Foi objetivo principal identificar os papéis por elas adotados face ao bullying e a sua posição relativa, bem como a relação entre o papel e variáveis como clima escolar (tipo, frequência e gravidade do bullying), experiência prévia de bullying e emoções. Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse igual resposta por parte das testemunhas (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4: o medo apenas está ausente nos que ajudam o agressor; o prazer apenas está presente no mesmo grupo. Os resultados aconselham intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral, social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.