Percorrer por autor "Macedo, Eunice"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Silva, Marisa; Doroftei, Alexandra Oliveira; Macedo, Eunice; Costa, Maria Isabel Barros Morais; Sousa, Florbela; Araújo, Helena C.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTendo em conta a descentralização de competências em matéria de educação entre o estado central e as autarquias, no âmbito de um projeto de investigação, foram entrevistados/as representantes de Associações de Pais e Encarregados/ as de Educação de agrupamentos de escolas do ensino básico, com o objetivo de perceber as suas perspetivas sobre as orientações de política educativa dos municípios, a apreciação que fazem das ações concretizadas nesse âmbito, bem como as formas de cooperação que se observam entre os vários atores. A apreciação relativamente ao trabalho desenvolvido é, na generalidade, positiva, embora existam vozes que se distanciam da atuação municipal. Relativamente às orientações de política educativa, sobressaem a promoção do sucesso escolar e a igualdade de oportunidades, suportadas por ações que visam essencialmente o fomento das aprendizagens dos/as alunos/as e da qualidade de vida das famílias. O município é visto como um parceiro central e fundamental no âmbito da educação, colaborando com as escolas e com as entidades locais que trabalham no campo da educação. O trabalho em rede surge como uma estratégia utilizada e valorizada, particularmente na articulação das atividades desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com todos os atores com influência no campo educativo, especialmente ao nível local.Item Interpelações freirianas, à luz do trabalho com o Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP)(Lusofona University, 2022) Macedo, Eunice; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste texto, apresento reinterpretações subjetivas de Freire, à luz do trabalho com o Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP). Falando a partir do meu lugar particular, expresso a minha voz – experiência, saberes, história e expectativas de mundo – como ser individual inserido num conjunto de localizações estruturais de poder, como o género, o estatuto social e a idade. Estas e outras localizações informam a minha leitura e posicionamentos, enquanto autora e atora da minha história, na relação com as outras pessoas e mediatizada pelo mundo. Começo por apresentar a construção desse meu olhar localizado, e construído na experiência, para, em seguida, passar a refletir sobre a criação do IPFP e destacar reflexivamente, algumas das atividades desenvolvidas por esta organização, nos últimos 20 anos, as quais dão corpo à nossa apropriação e reinvenção do pensamento freiriano. Caminha-se no horizonte de reconstrução humanizante do cuidar e do (re)conhecimento bem como das sociedades a que estes dão – e das quais extraem – sentidos. Não havendo uma preocupação de exaustividade, esta narrativa reflexiva engloba aspetos específicos do trabalho do IPFP, que surgem inseridos num panorama de ação mais global e num trabalho de colaboração com outras pessoas do instituto.