Percorrer por autor "Macedo,Ana"
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Item A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Teodoro,António; Afonso,Almerindo Janela; Prestes,Emília Maria da Trindade; Marques,Fátima; Jezine,Edineide; Beltrán Llavador,José; Montané,Alejandra; Gabaldón Estevan,Daniel; Schneider,Marilda Pasqual; Amiguinho,Abílio; García Prieto,Francisco Javier; Dantas,Vanessa; Pinheiro,Claudiana; Ribeiro,Susana da Fonseca; Oliveira,Maria Crisneilândia Bandeira de; Luís,Marco; Pratas,Maria Helena Guerra; Horta,Inês Vasconcelos; Amado,Nuno; Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de; Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães; Celeri,Márcio José; Cavalcante,Cícero Antônio Maia; Martins,Susana I. Bártolo; Chistolini,Sandra; Wolodzko,Elzbieta; García Carreño,Ingrid del Valle; Carmo,Judite Azevedo do; Valle de Lacerda,Leo Lynce; Isaksen,Lasse Skogvold; Sérgio,Maria Cândida; Morgado,José Carlos; Ramos,Luiza Olívia Lacerda; Prado,Edna Cristina do; Reis,Daniela Santana; Leiro,Augusto César Rios; Roberton,José Almeida; Zaleska,Klara; Copf,Pavel; Santos,Filipe; Santos,Nilton Cesar dos; Brandão,Andre Augusto Pereira; Glazar,Ormi Cristina Guimarães; Batista,José Inácio Fava; Pimenta,Claudia Oliveira; Neto,João Luiz Horta; Sousa,Sandra Zákia Lian; Schippling,Anne; Amorim,Maria Isabel Bettencourt; Cosme,Ariana; Nascimento,Maria do Socorro do; Nogueira,Isabel Cláudia; Campos,Artur André Martinez; Freitas,João Correia de; Silva,Carla Rocha da; Bracons,Hélia; Gonçalves,Daniela; Lehmann,Lúcia; Parreira,Artur; Silva,Ana Lorga da; França,Eliacir Neves; Aguilar,Luís Enrique; Vieira,Sofia Lerche; Nogueira,Jaana Flávia Fernandes; Santos,Antônio Luís Parlandin dos; Silva,Erbio dos Santos; Pozuelos Estrada,Francisco J.; Sousa,Joana; Costa,Natália; Pacheco,José Augusto; Vilarinho,Emília; Sarmento,Teresa; Cunha,Jacqueline Bezerra; Brás,José Gregório Viegas; Gonçalves,Maria Neves L.; Martins,Ernesto Candeias; Silva,Luciana Leandro da; Espejo Villar,L. Belén; Herrero,Luján Lázaro; Calvo Alvárez,Maria Isabel; Craveiro,Clélia Brandão Alvarenga; Brzezinski,Iria; Carvalho,Elisabete; Ferreira,Elisabete; Correia,José Alberto; Lopes,Geny Alexandre dos Santos; Sanches,Isabel Rodrigues; Silva,Polliana Barboza da; Torres,Teodora; Martins,Alcina Manuela de Oliveira; Tavares,Danieli; Marçal. Monica Teresinha; Ribeiro,Sandra A. Canário C.; Alves,Rosilda Maria; Feitosa,Evelyn Seligmann; Corrêa,Francinete Massulo; Gonçalves,Miguel; Ribeiro,Susana da Fonseca; Silva,Fernando M. F. Rodrigues; Pinto,António Bernardo M.; Machado,Jane do Carmo; Rangel,Mary; Cunha,Claudia Madruga; Barata,Clarinda; Reis,Susana; Patatas,Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Silva,Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; Ramos,Kátia Maria da Cruz; Rosa,Maria Geralda Oliver; Ramón Ruiz,Guillermo; Paiva,Luís Roberto Beserra de; Bauer,Carlos; Macedo,Ana; Püschel,Vilanice Alves; Padilha,Kátia Grillo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC), tendo como núcleo organizador o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A Conferência contou com 312 participantes, oriundos da Europa (137), da América Latina (129), da Ásia (3) e de África (3). Desses participantes, 214 apresentaram uma comunicação, inserida no vasto programa que incluía, para além das sessões plenárias, sessões temáticas, grupos de trabalho e comunicações livres. Nem todos os autores disponibilizaram à Comissão Organizadora os textos das suas comunicações. Mas, um número muito significativo, disponibilizou o seu trabalho para publicação, que constitui o livro de atas agora editado. Não foi fácil reunir tantos e tão diversificados contributos, para além das limitações de uma comissão organizadora constituída por professores assoberbados com outras responsabilidades profissionais (e pessoais). Com o pedido de desculpa pelo atraso, aqui se deixa este contributo para a afirmação da SPCE-SEC, uma secção da SPCE que pretende representar nacional e internacionalmente a comunidade que, em Portugal, se identifica com o campo da Educação Comparada. Lisboa, Novembro de 2017Item Explorando as modificações de perfusão que ocorrem com massagem nos membros humanos inferiores por espectroscopia polarizada sem contato(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Rocha,Clemente; Macedo,Ana; Nuno,Sérgio; Silva,Henrique; Ferreira,Hugo Alexandre; Rodrigues,Luís Monteiro; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeUma adaptação circulatória que afeta a circulação de ambos os membros inferiores parece fazer parte de mecanismos homeostáticos circulatórios distais, tanto em animais como em humanos. Isto também foi observado durante a massagem com o membro contralateral respondendo de forma semelhante ao membro intervencionado. O presente estudo tem como objetivo explorar essa cooperação entre membros durante a massagem, utilizando um método de espectroscopia polarizada sem contato recentemente disponível. Seis voluntários saudáveis (44,83 ± 12,64 anos), de ambos os sexos, foram submetidos a dois protocolos de massagem aplicados aleatoriamente num membro, usando o outro como controlo. Cada protocolo incluiu três fases - I descanso, II massagem e III recuperação. Os sinais de fluxometria por laser Doppler (LDF) e “Tissue Viability Imager” (TiVi) foram obtidos de ambos os membros e analisados (p <0,05). Os nossos resultados parecem confirmar observações prévias em que qualquer intervenção, incluindo massagem, que afete a circulação em um dos membros inferiores, evoca uma resposta contralateral no membro não intervencionado que parece fazer parte da regulação da circulação distal, que afeta ambos os membros para manter a homeostase circulatória.Item Texture analysis can be used to improve skin sonography quantification capacities(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Macedo,Ana; Silva,Henrique; Rodrigues,Luís Monteiro; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA interpretação de imagens de sonogramas é um processo difícil, pois depende muito da experiência do observador e é limitado pela resolução de imagem dos scanners comerciais. A análise de textura oferece uma variedade de ferramentas de análise que avaliam a variação espacial e a distribuição dos níveis de cinza dentro de uma determinada imagem e as traduz em parâmetros quantitativos. Comparamos pele não tratada, hidratada e com eritema. Os parâmetros de análise de textura (entropia, contraste, correlação, energia, homogeneidade) foram calculados a partir das regiões de interesse selecionadas da epiderme, da derme e hipoderme. Entropia, contraste e homogeneidade foram maiores na epiderme mais ecogénica, enquanto correlação e energia foram maiores para a derme mais homogénea. O eco, entropia, contraste e correlação foram consistentemente menores em ambas as camadas da pele hidratada e eritema, enquanto a energia foi maior. Estes resultados sugerem que a análise de textura é útil para descrever quantitativamente as diferenças nas camadas da pele com base no seu perfil ecogénico.