Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Machado, Maria José Santos de Sousa Aragão"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula
    (2014) Machado, Maria José Santos de Sousa Aragão
    A importância do pensamento crítico na formação dos alunos é atualmente uma preocupação presente no plano educacional. Atendendo a que o feedback é considerado por diversos autores como uma influência poderosa no modo como os alunos aprendem, delineou-se o presente estudo integrando as duas áreas - pensamento crítico e comunicação, especificamente feedback - , correntemente considerados isoladamente. Assim, o estudo teve como finalidade averiguar se o uso de feedback oral e eficaz promove o pensamento crítico dos alunos, classificado, de acordo com Ennis (1985), nas áreas Clarificação Elementar, Inferência, Clarificação Elaborada e Estratégias e Táticas. A amostra envolvida é constituída por 53 sujeitos do sétimo ano de escolaridade em contexto de sala de aula de Ciências Físico Químicas. Para testar a hipótese do estudo adotou-se um desenho quasi-experimental com grupo experimental e grupo de controlo e pré-teste/pós-teste. Os instrumentos de recolha de dados incluem, também, dois questionários acerca do feedback, um deles destinado aos alunos do grupo experimental e o outro, a um observador. Durante a intervenção, que durou quatro semanas, os sujeitos do grupo experimental realizaram atividades destinadas a promover o pensamento crítico. Os resultados obtidos apontam para aceitar a hipótese colocada isto é, que o uso de feedback oral e eficaz promove o pensamento crítico dos alunos, especialmente na área Inferência. Perante as evidências obtidas, acredita-se ser importante criar oportunidades de formação aos professores no âmbito dos temas estudados, aumentando consequentemente a sua consciencialização acerca da necessidade de valorizar o pensamento crítico dos alunos e a utilizarem, de forma intencional e sistemática, feedback eficaz enquanto estratégia para atingir esse objetivo.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos