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Percorrer por autor "Machado, Maria Teresa Wen Chai Pimenta"

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    A organização comercial das farmácias em Portugal: que evolução?
    (2019) Machado, Maria Teresa Wen Chai Pimenta; Aguiar, António Hipólito de, orient.
    Introdução: Ao longo dos últimos anos a farmácia comunitária tem vindo a sofrer grandes mudanças muito devido a alterações políticas. Hoje em dia estar à frente de uma farmácia é um constante desafio profissional pois, muito embora algumas farmácias não sejam propriedade de farmacêuticos, a grande maioria continua a ser e nestes casos o farmacêutico, para além da capacidade técnica, tem de possuir uma grande capacidade empreendedora de modo a enfrentar as adversidades do quotidiano. Objetivos: Avaliar de que maneiras as farmácias tiveram de se adaptar, organizar ou até mudar perante a crise económica que se iniciou em 2007, tendo-se agravado no período entre 2011 e 2014. Metodologia: Utilização de um inquérito dirigido aos farmacêuticos que assumam posições de liderança/gestão e/ou aos proprietários de farmácia que desempenhem essas mesmas funções, de forma à verificação de mudanças ao nível comportamental e estrutural da farmácia. Avaliação da evolução tecnológica como opção de futuro para a farmácia. Resultados: O estudo contou com uma amostra composta por 43 indivíduos. Verificou-se que as principais medidas tomadas foram ao nível da modernização do espaço e no alargamento do horário de funcionamento. Ao nível comportamental, constatou-se a associação de farmácias a grupos e a programas de fidelização. Os atos farmacêuticos e serviços de promoção da saúde e bem-estar foram das medidas mais adotadas pelas farmácias. Quanto ao nível tecnológico, a grande maioria das farmácias optaram pela presença em redes sociais e algumas por sites, uns até com possibilidade de compras online, porém e baseado nos inqueridos, estes não apresentam expressão significativa. Conclusão: Concluímos que ao nível estrutural, a modernização do espaço foi fundamental para a sobrevivência das farmácias. Ao nível comportamental constatou-se que a associação a grupos e programas de fidelização foram das medidas mais tomadas. Não obstante, ao nível comportamental também o alargamento do leque de oferta aos clientes, quer ao nível de produtos quer ao nível de serviços, tornou-se fundamental. Por fim, em relação à evolução tecnologia esta não ficou para trás, a farmácia marca hoje presença significativa nas redes sociais muito embora, a implementação de sites, alguns até com possibilidade de vendas online, possuem pouca expressão.
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