Percorrer por autor "Machado, Mariana Amaro Rodrigues Beito"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O nível de ensino e as atitudes dos alunos nos ensinos básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física(2014) Machado, Mariana Amaro Rodrigues Beito; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.A presente investigação intitula-se O nível de ensino e as atitudes dos alunos dos ensinos básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física, e tem como objetivo analisar a comparação das atitudes dos alunos face a diferentes tipos de crenças, entre os vários níveis de ensino. Estas crenças advêm da Teoria do Comportamento Planeado (TCP) de Ajzen (1991), e estão divididas em três tipos: crenças comportamentais (favoráveis ou desfavoráveis), crenças normativas e crenças de controlo (interno e externo). A amostra é constituída por 2094 participantes, alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e do Ensino Secundário de 12 escolas do concelho de Lisboa. 1074 alunos eram do género masculino e a idade dos inquiridos variou entre os 9 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência”, que utiliza uma escala de Likert de seis parâmetros de “1” a “6”.Para o tratamento estatístico quantitativo foi utilizado o programa SPSS. Os resultados obtidos mostram que as crenças comportamentais (favoráveis e desfavoráveis), crenças normativas e crenças de controlo (internas e externas) variam nos ciclos de escolaridade. No geral, estes resultados demonstram que os alunos sem NEE estão recetivos à cooperação com os alunos com deficiência, visto que os mesmos não são obstáculo às suas aprendizagens, sendo uma forma de ganharem e desenvolverem competências, tais como, compreensão das diferentes características de cada indivíduo, tolerância e ajuda mútua.