Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Maciel, Paula Fernanda de Melo Moraes"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A formação docente na prática inclusiva
    (2014) Maciel, Paula Fernanda de Melo Moraes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
    Este estudo teve como foco a análise das concepções dos professores licenciados, de acordo com as políticas públicas, em vigor no Brasil, para a educação inclusiva. Interessa verificar se a formação docente inicial e continuada lhes conferem competências para o trabalho na educação inclusiva. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, sob a forma de levantamento de dados. A pesquisa de campo foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal do Recife. Foram entrevistados 8 professoras que tinham concluído seus cursos de licenciatura após o ano 2000, ou seja, após a promulgação de importantes documentos legais, referentes a educação inclusiva. Os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados através da análise de discurso proposta por Orlandi. Tomamos como categorias: formação docente inicial, formação continuada e educação inclusiva. Essas categorias são compreendidas a partir dos estudos de: Alarcão (2007); Rodrigues (2003); Nóvoa(2008); Carvalho (2010, 2006, 2007); Mantoan (2009, 2006); Goffman (1988); Mittler (2003); Mazzotta (2005); Tardif (2005); Freire (1996); Imbernón (2009) e Perrenoud (2000, 2002). A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que o professor ainda precisa aprofundar alguns conceitos a respeito da educação inclusiva, de forma a superar as lacunas existentes na formação docente, para o trabalho pedagógico, numa proposta inclusiva. Conclui-se que ainda há muito que aperfeiçoar na formação docente, a respeito das práticas da educação inclusiva.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos