Percorrer por autor "Madureira, Ana Catarina Pinto"
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Item A satisfação e lealdade do cliente na área do fitness : caso de estudo do Fitness Areias de S. João(2017) Madureira, Ana Catarina Pinto; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.A satisfação do cliente tem-se revelado essencial em marketing. Porém, a evolução do mercado obriga as organizações a superarem a satisfação, incitando a estudos de marketing relacional englobando também a lealdade, um dos seus pilares fundamentais. Este trabalho pretendeu analisar a relação utilizador-ginásio, através da exploração dos antecedentes da satisfação e lealdade perante o prestador de serviços (na área do desporto), com base nas dimensões do Marketing Relacional. Tendo por base o estudo de um caso prático (Fitness Areias de S. João) via questionário, obteve-se uma amostra de 55 clientes (numa população de 140) e abordaram-se os seguintes tópicos: Marketing relacional entre fornecedor-cliente; Determinantes do marketing relacional (Satisfação, Confiança, Compromisso, Lealdade) e sua interdependência; Destaque à Satisfação e Lealdade. O melhor conhecimento dos clientes do Fitness Areias S. João permitiu responder aos objetivos propostos: qual a relação das dimensões do marketing relacional com a satisfação e lealdade; e qual a contribuição para a melhoria financeira deste clube a médio-longo prazo. Assim, o ambiente social e a perceção do preço demonstraram ser os principais determinantes da lealdade neste fitness, independentemente de serem mediados ou não pela satisfação do cliente.