Percorrer por autor "Malchow, Erica de Abreu"
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Item Cinemuseological imagination : a participatory film format(Lusofona University, 2024-06-11) Malchow, Erica de Abreu; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationEste artigo é derivado de minha tese de doutorado, ‘Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt: Cinema, Participação e Empoderamento’. Ele apresenta o trabalho de campo e a análise dos projetos realizados, os quais se inspiraram no formato participativo existente na instituição - o Stadtlabor (Laboratório da Cidade) -, mas também em experiências museológicas brasileiras, teorias e práticas da Sociomuseologia, e empregaram aspectos de produção cinematográfica em diferentes níveis. O desenvolvimento de três processos de pesquisa-ação teve como objetivo fornecer uma plataforma para participantes criarem filmes em colaboração com o museu, abordando tópicos como a cidade, questões de gênero e migração. A arte do cinema serviu como uma ferramenta criativa para a concepção e execução desses projetos de musealização participativa no que foi chamado de ‘imaginação cinemuseológica’. As Metodologias de Educação e Participação Democrática de Paulo Freire, juntamente com as Teorias de Empoderamento e Interseccionalidade delinearam estratégias e identificaram os impactos sobre as pessoas envolvidas. Dessa forma, elementos selecionados da pesquisa destacam algumas de suas principais constatações, contribuindo para a compreensão de como as práticas artísticas podem vislumbrar o museu como um lugar para a educação, a criatividade e o empoderamento. Palavras-chave: Sociomuseologia; Empoderamento; Participação; Cinema; Museu Histórico de FrankfurtItem Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt : cinema, participação e empoderamento(2023) Malchow, Erica de Abreu; Primo, Judite Santos, orient.A presente pesquisa museológica buscou compreender e questionar o museu com base na Escola de Pensamento da Sociomuseologia, a qual delineia atividades de cunho teórico e aplicado que pressupõem um fazer museológico atento e atuante sobre temas contemporâneos, pautado em uma postura não-neutra. Evocou-se igualmente determinadas práticas de Museologia Social brasileiras e, efetuou-se assim, um trabalho de campo no Museu Histórico de Frankfurt que objetivou trazer estas referências e contribuir à gama de métodos e formatos participativos da instituição destinados a abordar o tempo presente e incluir a pluralidade de perspectivas na busca de respaldo perante a sociedade. Igualmente servindo-se das práticas participativas já existentes na instituição, empreendeu-se ações diversas e três projetos principais que trataram de assuntos como a própria cidade, questões de gênero e migração. Nesta perspectiva, propôs-se a adição do cinema como ferramenta criativa na concepção e execução de processos de musealização participativos, no que se chamou de ‘imaginação cinemuseológica’. Recorreu-se, por fim, à reflexividade e aos depoimentos de participantes e colegas em que foram pontuados aspectos acerca da participação no museu, de como os projetos realizados complementaram sua atuação e do impacto sobre o empoderamento das pessoas implicadas, de acordo com sua percepção.