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Percorrer por autor "Mangens, Raimundo Sapalo"

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    As reformas do sistema educativo em Angola: ensino de base 1975 - 2001
    (2016) Mangens, Raimundo Sapalo; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    O Sistema Educativo de Angola tem vindo a transformar-se constantemente, sobretudo no Ensino Básico. Os contextos políticos, históricos e socioeconómicos, próprios do homem enquanto ser de relação, condicionaram tais mudanças. O homem em sociedade constrói culturas e formas políticas de organização, as quais se configuram também com as leis e formas de governo que garantem a estabilidade comunitária. O Estado e a Educação são os garantes da construção da cultura de um povo (Teixeira,1999). O Estado angolano serviu-se de duas reformas para implementar novas políticas educativas como vias para o desenvolvimento nacional. Em consonância com o sistema político, económico e social do país, a Primeira Reforma tenta responder às necessidades reais da jovem Nação: a consolidação da independência e do poder popular, pôr fim à luta de classes, implantar a sociedade socialista comunista com ideologias marxista-leninista; integração e coerência da Educação com as necessidades da sociedade; proporcionar o desenvolvimento integral e universal da personalidade humana, «criação de um homem novo» e promover um futuro melhor a nova geração. A Segunda Reforma é exigida pelas novas ideologias políticas de organização do Estado: responder à economia de mercado livre, mobilidade política, melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, favorecer a acessibilidade e equidade no Sistema Educativo. Através dos critérios de análise dos princípios, objectivos e áreas estratégicas de prioridades, procura-se compreender os factores endógenos e exógenos que se configuram com o desenvolvimento do ensino. Melhorar o rendimento, a eficiência e a capacidade de adaptação dos sistemas educativos à evolução científica, a técnica e a vida socioeconómica dos Estados-Nação constituem os principais objectivos das reformas educativas.
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