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Percorrer por autor "Margarido, Maria Delfina Louro Miguens da Silva Martins"

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    Impacto da supervisão na formação inicial dos professores do ensino fundamental no Rio de Janeiro
    (2015) Margarido, Maria Delfina Louro Miguens da Silva Martins; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    No campo da formação de professores, a supervisão da prática pedagógica tem sido apontada como uma estratégia central para promover o desenvolvimento profissional do professor principiante (Alarcão & Tavares, 2003; Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1993). A área da educação de infância, a formação é complexa e de muita dedicação. Um dos grandes desafios encontra-se na formação inicial de professores, pois é aí que se começa a ter consciência do que é a educação de infância e o quanto ela é feita de muito amor paciência, compreensão e qualidade de ensino. No âmbito da formação inicial de educadores de infância, têm-se afirmado a importância da supervisão pedagógica como processo mediador de uma formação orientada para a construção da profissionalização da prática pedagógica, como processo mediador de uma formação orientada para a construção específica do educador de infância onde a pedagogia da infância assume relevância (Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1999). É preciso olhar para o futuro professor, refletir nas suas exigências, de uma formação para atender as necessidades da sociedade, nas contradições sociais. Este estudo insere-se na linha de pesquisa em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, que tem uma temática fundamental a “Supervisão na Formação Inicial”, pesquisa no curso de ensino fundamental/educação de infância. Foi concretizada com uma pesquisa bibliográfica de carácter qualitativo. Para a sua realização, elaborámos um questionário que distribuímos por várias professores do ensino fundamental/educação de infância, no estado do Rio de Janeiro, e três entrevistas. Na investigação que fizémos a formação foi importante, mas quanto à supervisão nem sempre foi de qualidade.
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