Percorrer por autor "Marinho, Magali Maruciana Ferreira"
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Item O artista-professor entre lugares : uma investigação no Ensino de Artes Visuais(2015) Marinho, Magali Maruciana Ferreira; Rocha, Jorge Manuel da Silva, orient.Dada a presença de professores de Artes Visuais no Ensino Secundário que procuram manter simultaneamente a sua atividade artística, esta investigação procurou compreender as implicações relativas à junção de duas áreas com particularidades específicas, as artes e a educação. Através da revisão de literatura sobre esta problemática, explora-se a condição do artista-professor e as suas diferentes representações de modo a apreender as potencialidades e vulnerabilidades da sua atuação no ensino secundário, assim como os modos de envolvimento que os artistas-professores mantêm com as suas atividades duais. Segue-se, numa segunda fase, uma indagação em volta do lugar do Artista-Professor no Ensino Secundário de Artes Visuais no contexto português. Para tal, apoiamo-nos nas metodologias qualitativas e na elaboração de entrevistas compreensivas para estudar as narrativas pessoais de doze artistas-professores da Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Os resultados foram obtidos através de análises descritivas, tipológicas e interpretativas dos dados adquiridos, que no conjunto apresentam uma sistematização de referências que acreditamos vir a ser útil para a formação docente no ensino de artes visuais e no desenvolvimento da carreira profissional. O lugar do artista-professor é analisado segundo noções de campo expandido, lugar topográfico e lugar antropológico ao longo das três partes que constituem a estrutura do estudo que segue as linhas dinâmicas sugeridas por Deleuze e Guattari, nomeadamente, a Territorialização, Reterritorialização e Desterritorialização. A partir de Marc Augé, propõem-se, finalmente, hipóteses de circulação entre lugares identitários, relacionais e históricos, e não-lugares fugidios e transitórios. Reconhecendo que esses lugares são muitas vezes impercetíveis, entende-se que a escola deverá melhor clarificar o que pretende para os seus atores entre a promoção de indivíduos uniformizados ou a valorização da diferença. O lugar das artes, e, especificamente, o(s) lugare(s) do artista-professor, variam, inevitavelmente, segundo estas determinações.