Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Marques, Ana Isabel Jorge"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Vitimação e funcionamento psicológico na adolescência: o papel moderador do sexo
    (2017) Marques, Ana Isabel Jorge; Ferreira, Célia Isabel Lima, orient.
    A vitimação entre-pares é um fenómeno muito presente no contexto e vidas dos adolescentes com potenciais implicações ao nível do seu funcionamento e ajustamento psicológico. Assumindo uma perspetiva lata e multidimensional de violência e de saúde mental, o presente estudo teve como principal objetivo testar o papel moderador do sexo na relação entre experiências de vitimação (último ano) e o funcionamento psicológico atual, aqui conceptualizado em termos de sintomatologia psicopatológica (internalização e externalização) e bem-estar psicológico. A amostra foi constituída por 116 adolescentes, de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Os resultados evidenciaram a relação entre experiências de vitimação e funcionamento psicológico dos adolescentes e permitiram comprovar que o sexo constituiu um moderador de tal relação (se, para adolescentes do sexo feminino, níveis mais elevados de violência física e sexual estavam associados a níveis mais elevados de ansiedade, níveis mais elevados de depressão e níveis mais baixos de bem-estar, para adolescentes do sexo masculino observou-se o contrário). Os resultados obtidos fornecem importantes implicações para a prática, quer ao nível de prevenção de problemas de saúde mental entre adolescentes, quer ao nível da promoção de um funcionamento ótimo com vítimas nesta fase desenvolvimental.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos