Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Marques, Elsa Cristina Teixeira Bandeira"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Entrelaçando identidades : um caminho para o futuro
    (2023) Marques, Elsa Cristina Teixeira Bandeira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Inês Maria Andrade
    Esta dissertação é o resultado de uma investigação-ação ocorrida durante a Prática de Ensino Supervisionado na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, no Curso Profissional de Design de Interiores e Exteriores e teve como foco principal de estudo percecionar e avaliar de que forma as abordagens pedagógicas ativas em artes influenciam o ensino, a aprendizagem e a construção da Identidade Individual e coletiva dos alunos em idade da adolescência. A construção da identidade é um processo em desenvolvimento contínuo ao longo da vida. Contudo é na fase da adolescência que este desenvolvimento atinge o seu auge. Esta construção de ordem psicológica e social obriga à convivência e superação de conflitos de grande complexidade. Atualmente vivemos numa sociedade que está em constante transformação e mudança, muito volátil e ambígua, caracterizada pelo individualismo, consumismo e de incerteza no futuro, o que dificulta o processo de construção da identidade. Sendo a escola o lugar onde os alunos passam a maior parte do seu tempo, a escola e os professores podem e devem ter uma contribuição fundamental e decisiva no desenvolvimento dos alunos, através da criação de estratégias que os auxiliem na descoberta do seu caminho, na exploração e na reflexão para a tomada de decisões e escolhas, assim como para a implementação dessas escolhas, fatores determinantes para a construção da sua identidade individual. Este estudo utilizou a aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares na componente de Design e Geometria Descritiva, tendo como base temas identificados pelos alunos e que estes quisessem ver esclarecidos, tornando o ensino mais apelativo e atraente para os alunos, com a premissa de procurar contribuir para a construção da sua identidade, do conhecimento, para o desenvolvimento da sua autonomia, segurança, e de jovens mais participativos e ativos na resolução de problemas na vida real. Da mesma forma procurou-se sensibilizar para a diversidade, para a diferença do outro e para a valorização e respeito de cada um, promovendo-se o entrelaçar de identidades no caminho para o futuro. Palavras-Chave: Artes, Aprendizagem Baseada em Projeto, Autoestima, Autovalorizarão, Afeto; Pertença, Identidade.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos