Percorrer por autor "Marques, Maria Manuela"
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Item A inclusão e a educação democrática como factores nucleares da construção das boas escolas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Marques, Maria Manuela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo integra-se no âmbito do seminário Diversidade, Equidade e Inclusão. Pretende-se, de uma forma sintética, relacionar o conceito de boas escolas, construído a partir dos factores organizacionais básicos que o estruturam, com a inclusão e a educação democrática, sob a tese de que residem, nestes três factores, elementos substantivos de edificação das chamadas boas escolas. Ao relacionar estes conceitos, pretendemos salientar o papel de uma escola, vocacionada para o ensino de qualidade, que respeita a diversidade, a heterogeneidade e a formação integral das novas gerações. Uma escola que propicie a educação genuinamente democrática, que dê as mesmas oportunidades a todos e que não afaste ninguém, uma vez que todo o ser humano tem direito à educação. Se assim for, temos claramente uma alavanca poderosa para a consecução da equidade social. Salientamos ainda a importância do papel do professor na sala de aula, local por excelência de intervenção, onde devem ser, por conseguinte, criadas condições reais para que todos os alunos aprendam juntos.