Percorrer por autor "Marques, Maria Manuela Alves Forte"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cultura organizacional de boas escolas: promoção e gestão do clima social em contexto de sala de aula(2013) Marques, Maria Manuela Alves Forte; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Este estudo define-se, em larga medida, pelo sentido do seu objetivo nuclear: identificar a cultura organizacional de boas escolas, no âmbito específico da promoção e gestão do clima social em contexto de sala de aula, ou seja, propor e oferecer uma perspetiva consolidada sobre as representações sociais que, sobre aquela temática, existem nas organizações educativas que foram alvo da investigação aqui apresentada. Na componente da revisão da literatura, começa-se por uma reflexão descritiva do conceito de cultura organizacional de boas escolas, com recurso a autores de referência nesta dimensão. A seguir passou-se, para uma caraterização - igualmente suportada por contributos da literatura - do modo como é caraterizado, genericamente, o chamado movimento das escolas eficazes, bem como, se revela importante o clima social, neste contexto. Seguidamente, centra-se a atenção nos modos como nas chamadas boas escolas se promove e gere o respetivo clima social, em termos gerais e, em particular, no contexto de sala de aula. Na parte seguinte, retrata-se – com base já em dados de cariz empírico – como os mesmos fatores se desenvolvem nas boas escolas portuguesas, selecionadas para a realização da investigação. Tais escolas foram selecionadas como boas escolas essencialmente com base nos resultados obtidos em processos de avaliação externa levados a cabo pelo organismo oficial de tutela. Finalmente, procedeu-se a uma análise comparada entre os níveis de promoção e de gestão do clima social em contexto de sala de aula, caraterísticos das escolas eficazes e das boas escolas,- segundo o testemunho da literatura científica – e os níveis observados, no mesmo âmbito, no seio das escolas que foram alvo do estudo empírico. A análise entre os dados em confronto permite inferir que o clima social da realidade das escolas portuguesas estudadas, percecionado por alunos e docentes, atinge patamares, de algum modo semelhantes, aos que, neste aspeto, ocorre nos contextos das boas escolas.