Percorrer por autor "Marques, Paula Isabel Rodrigues Afonso"
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Item Os diretores de turma como coordenadores dos programas educativos individuais dos alunos com NEE, no Concelho da Guarda(2013) Marques, Paula Isabel Rodrigues Afonso; Sousa, Luís de, orient.Em sentido lato, o processo da inclusão acarreta pressupostos teóricos relevantes com implicações para a prática escolar em termos de aplicabilidade e eficácia educativa. De acordo com o decreto lei 3/2008, de 7 de janeiro, cabe ao diretor de turma, a responsabilidade do processo de coordenação do programa educativo individual, dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, na presente dissertação propomo-nos investigar o grau de preparação do diretor de turma para coordenar o processo educativo destes alunos. A revisão teórica fundamenta a exequibilidade da política inclusiva na prática escolar e o papel preponderante do diretor de turma. Será relevante compreender de que forma este coordena o processo, recorrendo para tal a um estudo qualitativo, cuja amostra foi constituída por diretores de turma (N = 15) realizando-se uma entrevista. Efetuou-se uma análise estatística: análise descritiva recorrendo ao SPSS a fim de caraterizar a amostra em termos sociodemográficos e qualitativa através de uma análise de conteúdo. Os resultados vão ao encontro da teoria, enfatizando a aplicabilidade da inclusão baseada na interdisciplinaridade e envolvimento dos diferentes agentes educativos, realçando o papel primordial do diretor de turma. O presente estudo cede os seus contributos pela confiança que os resultados transmitem, pelas vantagens e sugestões relevantes face a investigações futuras.