Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Marques, Paula Isabel Rodrigues Afonso"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Os diretores de turma como coordenadores dos programas educativos individuais dos alunos com NEE, no Concelho da Guarda
    (2013) Marques, Paula Isabel Rodrigues Afonso; Sousa, Luís de, orient.
    Em sentido lato, o processo da inclusão acarreta pressupostos teóricos relevantes com implicações para a prática escolar em termos de aplicabilidade e eficácia educativa. De acordo com o decreto lei 3/2008, de 7 de janeiro, cabe ao diretor de turma, a responsabilidade do processo de coordenação do programa educativo individual, dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, na presente dissertação propomo-nos investigar o grau de preparação do diretor de turma para coordenar o processo educativo destes alunos. A revisão teórica fundamenta a exequibilidade da política inclusiva na prática escolar e o papel preponderante do diretor de turma. Será relevante compreender de que forma este coordena o processo, recorrendo para tal a um estudo qualitativo, cuja amostra foi constituída por diretores de turma (N = 15) realizando-se uma entrevista. Efetuou-se uma análise estatística: análise descritiva recorrendo ao SPSS a fim de caraterizar a amostra em termos sociodemográficos e qualitativa através de uma análise de conteúdo. Os resultados vão ao encontro da teoria, enfatizando a aplicabilidade da inclusão baseada na interdisciplinaridade e envolvimento dos diferentes agentes educativos, realçando o papel primordial do diretor de turma. O presente estudo cede os seus contributos pela confiança que os resultados transmitem, pelas vantagens e sugestões relevantes face a investigações futuras.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos