Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Marreiros, Ana Rita Soares"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
    (2020) Marreiros, Ana Rita Soares; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.
    O Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos