Percorrer por autor "Martinho, Beatriz Aniceto"
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Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres(2023) Martinho, Beatriz Aniceto; Teixeira, Diogo S., orient.O presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.