Percorrer por autor "Martins, Jorge Ilídio Faria, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O Conselho Pedagógico: atuação face ao insucesso escolar e às dificuldades de aprendizagem dos alunos(2014) Pires, Graça Maria Carvalho Rigueiro; Martins, Jorge Ilídio Faria, orient.Por razões profissionais, o interesse pela investigação na área da Educação e da Escola é um desafio constante. Por isso, o trabalho de investigação que nos propomos realizar insere-se na área da administração e gestão escolar. O nosso estudo incidirá no conselho pedagógico enquanto órgão de administração e gestão especialmente responsável pela orientação pedagógica. Delimitar-se-á o estudo à atuação do conselho pedagógico analisando as práticas e dinâmicas existentes nos últimos três anos dos agrupamentos agora agregados. Assim, a seguir a uma breve introdução na qual se explicitará a problemática a abordar, no Capítulo I, far-se-á o enquadramento do estudo e a respetiva fundamentação teórica, salientando a relevância atual de algumas das principais teorias sobre organização escolar, as suas caraterísticas e os desafios que se lhe colocam enquanto instituição pública. No capítulo II, dedicado à metodologia – que consiste no estudo de três casos – far-se-á a fundamentação empírica que nos levará à problemática e às hipóteses iniciais. Por fim, no capítulo III, apresentaremos aquilo que julgamos serem os contributos da investigação para o conhecimento mais profundo desta problemática e onde também se avaliará e em que aspetos os contributos da investigação para a comunidade académica e avaliará se e em que aspetos as questões teóricas da investigação e os objetivos são ou não confirmados.Item O diretor de turma como mediador no cenário escolar(2013) Neves, Paula Sofia Vilariça das; Martins, Jorge Ilídio Faria, orient.São bem conhecidas as dificuldades atualmente existentes na gestão e funcionamento das escolas básicas e secundárias no cumprimento do serviço público. Essas dificuldades têm várias causas, mas prendem-se sobretudo com a evolução vertiginosa da heterogeneidade, da diversidade e da diferenciação do seu público-alvo. A necessidade de resposta capaz e atempada às expetativas de todos os intervenientes, marca a actuação dos professores e dos responsáveis escolares. Num tal contexto, revestem-se de particular importância as lideranças escolares (de topo e distribuídas), a supervisão e coordenação pedagógica intermédias e as características específicas que estas assumem em cada escola, nomeadamente ao nível da direção de turma. Nesta perspetiva, através de uma investigação empírica de natureza mista (estudo de caso, com uma metodologia simultaneamente qualitativa e quantitativa), conduzida em duas unidades organizacionais escolares distintas, com práticas daquela função também distintas, procurámos analisar a ação do diretor de turma por forma a reconstituirmos as caraterísticas do seu papel no cenário escolar (ou seja, o seu perfil funcional), mas também a identificarmos as suas lacunas e necessidades, quer no âmbito da formação, quer do ponto de vista da sua inserção organizacional (poder e estatuto) Nesta abordagem, construímos o nosso referencial teórico em torno da problemática da escola como organização e da função da direção de turma no contexto da administração e gestão escolar. Concluímos que o diretor de turma cada vez mais precisa de ser um mediador altamente qualificado entre o conjunto de atores da comunidade escolar e educativa. No entanto, embora lhe seja exigido um acrescido número de tarefas, na realidade, por razões diversas e que analisámos, vamos encontrar aquele papel reduzido a uma função quase estritamente administrativa e burocrática, minimizadora das restantes dimensões pedagógicas associadas, que importa alterar. Concluímos também que as inovações que estes gostariam de ver introduzidas dependem da resolução dos principais constrangimentos ao bom exercício das suas funções:falta de formação específica para o desempenho do cargo e reduzido número de horas para exercer a função, entre outros. Finalmente, concluímos sobre a necessidade de cada escola traçar intencionalmente um perfil de diretor de turma, de modo a que este consiga dar resposta ao que cada turma exige. Dentro deste perfil, sublinhámos a importância das características desta liderança intermédia serem adequadas o mais possível ao perfil de mediador. Os dados obtidos sugerem que o diretor de turma representa um papel essencial e único como mediador entre professores, alunos e pais de qualquer comunidade educativa.