Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Martins, Natasha Ferreira"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Arte no Candomblé: uma leitura feminina das obras de Neves e Sousa
    (2022) Martins, Natasha Ferreira; Pinto, Paulo Mendes, orient.
    Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre a performance ritual do Candomblé a partir das experiências corporais de mulheres que integram a religião. Como fio condutor da narrativa elaborada, foram usadas obras do artista e etnografista português Neves e Sousa, consideradas aqui como iconografias históricas. Para o Candomblé, a arte é o meio por onde as memórias são passadas, sendo também, a chave essencial de todo ritual para atrair e manifestar o sagrado, que nesta cosmovisão, são reconhecidos como Orixás. Entre todos os elementos artísticos que compõem o Candomblé, tais como dança, teatro, música, ornamentária, vestimenta, gastronomia e outros, o destaque está no corpo, pois é ele quem manipula os saberes e recebe seus deuses. Assim, sendo esta uma religião tradicionalmente matrifocal, percebeu-se na literatura a necessidade de abordar as experiências corporais e místicas, que partissem de olhares propriamente femininos. A proposta levantada não almeja concluir, mas sim abrir espaços para reflexões sobre como no universo de terreiro, arte e religião mesclam-se e desenvolvem-se junto dos movimentos sociopolíticos brasileiros ao longo do tempo. Performance Ritual, Candomblé, Arte, Feminino, Corporalidade
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos