Percorrer por autor "Martins, Frederico Bretes Marques"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A sustentabilidade nas empresas: estudo de caso com L’Oréal(2022) Martins, Frederico Bretes Marques; Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.O presente trabalho teve como principais objetivos o estudo e a análise de um modelo de desenvolvimento sustentável a aplicar no setor empresarial. Para tal, através da realização de um estudo de caso com o Grupo L’Oréal, pretendeu-se avaliar a sustentabilidade, desde o desenvolvimento da sua forma mais básica, até ao investimento especializado em ativos imobiliários sustentáveis, demonstrando então a capacidade de uma empresa ou grupo melhorar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável sem afetar o seu negócio. Para o efeito, foi utilizado um método qualitativo, de modo a averiguar quais os objetivos a atingir para que esta empresa se possa tornar numa sociedade empresarial mais sustentável e ainda para aferir se a mesma é capaz de atingir os mesmos ou, eventualmente, melhores resultados, tendo critérios específicos e estando sensibilizada para o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões: ambiental, social e governamental. Deste modo, foram recolhidos dados qualitativos, obtidos quer através da realização de entrevistas quer através da análise do relatório anual de uma empresa com critérios já implementados no âmbito da área da sustentabilidade. Além disso, foi também utilizado o método quantitativo de forma a obter informações através da análise de vários estudos realizados acerca do desenvolvimento sustentável e das vantagens deste para as empresas e, claro, para o meio ambiente. Procurou-se então obter informações que demonstrassem, num todo, a capacidade de desenvolvimento de uma empresa em todas as suas vertentes, tendo esta sido positiva. Conseguiu-se perceber que, apesar do Grupo procurar melhorar o seu desenvolvimento sustentável, o seu core business não foi afetado. Pelo contrário, conseguiram, inclusive, melhorar a sensibilização dos seus colaboradores para com o meio ambiente e todos os problemas que atualmente nos rodeiam, criando e melhorando os laços de companheirismo, através de atividades solidárias promovidas pelo Grupo. Neste âmbito, o compromisso da empresa para com o meio ambiente também foi cumprido, uma vez que se verificou a adoção de diversas com o intuito de prevenir e diminuir, de forma notória, a pegada ecológica do Grupo L’Oréal Portugal. Sendo que futuramente também seria interessante, perceber qual é o destino que as empresas dão aos seus resíduos, se aplicam ou não a economia circular nestes. Palavras-Chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, L’Oréal