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Percorrer por autor "Medeiros, Henrique Sousa"

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    Educação ambiental e Educação Física: uma relação possível e necessária
    (2020) Medeiros, Henrique Sousa; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    Devido à necessidade das sociedades contemporâneas em desenvolver valores socio ambientais, face à atual crise socio ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge como auxílio para a aquisição de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A Educação Física (EF) pode ampliar, nos alunos, o interesse por estes valores, através da experiência adquirida e apropriada pelo corpo, nas suas aulas, pois promove a aquisição de hábitos e de comportamentos e, portanto, oferece aos alunos a compreensão do próprio corpo enquanto primeiro ambiente. Dada a importância da EA no currículo escolar, como uma dimensão a ser desenvolvida em todas as áreas do conhecimento, no sentido de promover reflexões e ações quanto à realidade socio ambiental, considera-se significativo refletir sobre a relação da EF com a EA. Por outro lado, é também importante analisar os meios e contextos, neste caso, o Plano Regional da Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores e os Programas Nacionais de Educação Física, que permitem e «certificam» uma intervenção pedagógica com a EA, dos professores de EF, e a partir disso, elaborar propostas que possam contribuir para a sua efetividade, e em simultâneo, reforçar a sua importância na escola, enquanto área disciplinar. O sucesso das respostas aos novos desafios, exigências e expetativas que, atualmente, recaem sobre a escola, parece depender da conceção das estratégias organizacionais que a escola define, tendo em conta as características do contexto e das populações que serve. Depende por isso do modo como os atores chave se organizam e trabalham. Tomando como ponto de partida experiencias profissionais e pessoais, este relatório constitui uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento de EF através da sua relação com a EA, contextualizando a realidade do seu meio ambiente, sociedade e cultura, elaborando uma síntese das suas necessidades, e uma discussão que visa «explorar» as possibilidades e vantagens desta relação. Nesse sentido, este relatório visa compreender como os professores de EF em suas ações pedagógico-didáticas podem estabelecer relações com o tema meio ambiente, no contexto da Região Autónoma dos Açores.
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